CI

Emater/RS-Ascar promove semana intensa de cursos em Montenegro

Para a semana que vem está previsto o curso de horticultura agroecológica


Para a semana que vem está previsto o curso de horticultura agroecológica

O Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM), que é administrado pela Emater/RS-Ascar, recebeu nesta semana alunos de todo o Estado para participar de cursos de melhoramento genético em bovinos de leite e irrigação por gotejamento. Para a semana que vem está previsto o curso de horticultura agroecológica, de 21 a 23 de setembro.

Pedro Maurício Fillipin da Rocha é de Viamão e participou do curso de melhoramento genético que encerrou ontem (14.09). Ele vive com a família na localidade rural de Água Claras, cursou o segundo grau e faz curso técnico em Agropecuária na Escola Técnica de Agricultura (ETA). "Eu fiz o curso porque pretendo ajudar a minha família, que cria gado, melhorando a criação e quero trabalhar na área", ressalta o jovem.

Durante o curso foram repassadas instruções teóricas sobre a produção leiteira, ferramentas de melhoramento, saúde animal, doenças da reprodução, cria e recria de terneira, leitura de provas de touros, provas genômica, sêmen sexado, perfil linear, avaliação fenotipica de rebanhos e interbull. Durante as aulas os participantes também praticam aquilo que estão aprendendo e farão uma visita técnica a uma propriedade para que conheçam como é feito o melhoramento genético em bovinos. As aulas foram ministradas pelos veterinários da Emater/RS-Ascar, Ricardo Gutierrez de Oliveira e Gustavo Krahl de Vargas.

Segundo Oliveira, os produtores de leite evoluíram no que se refere à alimentação, ordenha, uso de equipamentos modernos, manejo, sanidade, mas não muito em genética de animais. No entanto, para melhorar os resultados na bovinocultura de leite tem que melhorar a genética. "É preciso fazer inseminação artificial através de touros melhoradores e aumentar o uso da técnica", esclarece o veterinário. Já a capacitação em irrigação por gotejamento foi destinada a 23 extensionistas da Emater/RS-Ascar e ministrada pelo agrônomo José Enoir Daniel. 

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone do CETAM (51) 3632-1261, com Rose, ou pelo e-mail: [email protected]

Horticultura Agroecológica 

Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar, Marcelo Biassusi, "o curso tem por objetivo capacitar agricultores em práticas de preparo solo, cultivo e consorciação de plantas e manejo do agroecossistema, visando uma produção equilibrada com alimentos de alta qualidade, que seja capaz de manter a produtividade da terra, respeitando a natureza e ampliando a diversidade de produtos para o consumo da família e para o mercado".

Os temas durante este curso são história da agricultura, formação do solo, impactos da agricultura no ecossistema e métodos e práticas de preparo do solo, compostagem, minhocário, insumos orgânicos, adubação verde, cobertura do solo, manejo sucessional, biodiversidade, nutrição, trofobiose, manejo de habitat e resistência de plantas, reconhecimento e manejo dos insetos benéficos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.