CI

Agroindústrias de Osório recebem investimentos

Feaper pelos produtores de Osório, Fabiano Martins da Silva, Luis Carlos da Silva e Ricardo da Silva Bertoli


No dia 25 de outubro ocorreu a assinatura de três contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) pelos produtores de Osório, Fabiano Martins da Silva, Luis Carlos da Silva e Ricardo da Silva Bertoli. A cerimônia ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e contou com a presença de autoridades estaduais, regionais e locais.

Os recursos previstos vão beneficiar as agroindústrias destas três famílias que estão em diferentes fases de implantação. A AgroOsório, de Fabiano Martins da Silva, já está em operação, produzindo polpa de maracujá para o mercado local, na Feira do Produtor aos sábados e também ofertados na alimentação escolar. 

A agroindústria da família de Ricardo da Silva Bertoli comercializará minimamente processados, como aipim e legumes descascados. Já Luís Carlos da Silva beneficia frutas nativas, transformando-as em polpas, sucos e geleias. Os projetos destas duas agroindústrias estão em andamento e futuramente eles poderão ofertar aos consumidores locais e regionais os produtos processados legalizados e com certificação orgânica, já que são iniciativas de agricultores orgânicos que já participam da Feira do Produtor. 

As três famílias têm projetos de suas agroindústrias encaminhados pela Emater/RS-Ascar para a regularização sanitária, ambiental, tributária inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Além disto eles fazem parte do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da SDR, que é executado pela Emater/RS-Ascar.

Participaram da solenidade o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Márcio Madalena, o vereador Ed Morais, o coordenador Regional da SDR, Aroldo Maciel, o presidente do Comagro, Arthur Matzenbacher, o presidente do STR de Osório, Edson Ricardo de Souza, o chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Osório, Claudionir Ávila, o vice-diretor da Escola Rural, Edson Silva, a presidente da Coopviva, Sandra Kauer, e agricultores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.