CI

Workshop sobre a cadeia produtiva do leite acontece em Palmeira das Missões

Emater/RS-Ascar e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  estão entre os promotores do evento


Emater/RS-Ascar e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  estão entre os promotores do evento

Para fomentar e qualificar a atividade leiteira na região, o município de Palmeira das Missões sediará nesta semana o Primeiro Workshop sobre a cadeia produtiva do leite. A Emater/RS-Ascar e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, estão entre os promotores do evento, que esperam receber nos dias 19 e 20 produtores de toda a região, estudantes, lideranças e entidades envolvidas no setor.

A programação do Workshop inicia na manhã de quarta-feira (19/10), às 8h30, no auditório da UFSM, campus Palmeira das Missões, com a abertura do evento e participação de autoridades locais e regionais. O ciclo de palestras inicia às 9h, debatendo formas de como agregar valor ao leite e derivados com propriedades bioativas. O tema será apresentado pelo professor da Universidade Estadual de Maringá, Geraldo Tadeu dos Santos. Ainda pela manhã, o médico veterinário da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Danilo Cavalcanti, falará sobre a Lei Estadual do Leite.

À tarde, a discussão é retomada com a participação do professor da UFSM, Paulo Sérgio Gois, e do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Felipe Lorensini, explanando sobre ciclagem de nitrogênio em pastagens. O tema reprodução de vacas de leite com foco na mortalidade embrionária será abordado pelo professor da UFSM, Alfredo Quites Antoniazzi. Ao final da tarde de quarta-feira, uma mesa redonda debaterá sobre a necessidade de leite pelas indústrias instaladas na região.

A manhã de quinta-feira (20/10) segue com palestras, mas dessa vez no auditório da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato. Procedimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em relação à inspeção de produtos lácteos será assunto tratado pelo representante do Mapa, Alexandre Trindade leal. A professora da UFSM, Ione Maria Pereira Velho, apresentará a experiência de produção de leite da Escola, destacando os resultados 2009 ? 1012. 

Outra participação da Emater/RS-Ascar se dará com a apresentação da Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde, pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer. Para encerrar o ciclo de palestras, uma última apresentação abordará a avaliação fenotípica de fêmeas da raça Holandês. O tema será trabalhado pelo médico veterinário e jurado oficial da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Holandês, José Ernesto Wunderlich Ferreira.

Na tarde de quinta-feira (20/10), os participantes visitarão as cinco estações organizadas nas dependências da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato. Nas estações serão abordados temas como sobressemeadura de leguminosas em pastagem de Tifton, crescimento das bezerras leiteiras, produção e qualidade do leite para consumo in natura e produção de derivados lácteos, alimentação e nutrição de vacas em lactação, e por fim, produção e manejo de alfafa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.