CI

Programa Segunda Água prepara entrega de kits de irrigação a famílias na Zona Sul do Estado

Preparação dos kits para envio às famílias envolveu servidores da Agricultura em força-tarefa


Foto: Pixabay

Após concluir uma força-tarefa para a preparação de kits de irrigação do Programa Segunda Água, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) entregará os equipamentos nesta semana a famílias beneficiárias nos municípios de Amaral Ferrador (10 kits) e São Lourenço do Sul (33). “Este é o momento adequado para entrega e instalação dos kits nestes municípios, onde os serviços de construção de açudes já foram concluídos”, explica o secretário Covatti Filho.

A preparação dos kits para envio às famílias envolveu servidores dos departamentos de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) e de Infraestrututura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), além e da Coordenadoria Regional Sul da Seapdr.

O kit de irrigação por gotejamento é composto por caixa d’água de 1.000 litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

Para as próximas semanas e meses estão sendo programadas entregas também nos municípios de Santana da Boa Vista, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Vale do Sol, Venâncio Aires, Pelotas, Boqueirão do Leão, Candelária, Sinimbu, São José do Norte, Ibarama, Passa Sete, Segredo e Tunas. Ao total, até julho serão entregues 320 kits de irrigação nesses municípios. Somados aos kits já entregues desde o início do ano nos municípios de Cerrito, Herval, Piratini, Pinheiro Machado e Canguçu, o programa implantará aproximadamente 550 sistemas de irrigação.

A ação dá a possibilidade de melhoria no cultivo de hortaliças, feijão, milho e frutíferas, entre outras. “A segurança e a estabilidade oferecidas pelo sistema na produção é fundamental, principalmente quando falamos no cultivo de hortaliças na propriedade”, explica o engenheiro agrônomo Jonas Wesz, servidor do Dafa. “É mais alimento para o autoconsumo das famílias e aumento de renda com a comercialização do excedente da produção”, destaca.

A partir da entrega nos municípios, os técnicos da conveniada Emater poderão iniciar a instalação. Assim, a família beneficiária passa a ter açude e as ferramentas para obter os benefícios de uma irrigação na propriedade.

O Programa

O Programa Segunda Água é resultado de convênio entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seapdr, e tem como objetivo garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a segurança alimentar e hídrica. A operacionalização é feita com a construção cisternas e microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.