CI

Passo Fundo recebe encontro sobre novo guia orientativo do PQFL

PQFL é uma ferramenta contínua de controle elaborada pela empresa ou cooperativa de laticínio


Foto: Marcel Oliveira

O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) será tema de debate em Passo Fundo (RS). Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, com data marcada para esta quinta-feira (19/12), o encontro contará com palestras dos representantes do Mapa Roberto Lucena e Milene Cé e da sócia da Ceres Qualidade Roberta Züge. “Estamos iniciando essa série de debates com o objetivo de sanar as dúvidas dos laticínios, o que consequentemente irá qualificar e gerenciar melhor os nossos produtores”, destaca o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini. A série de palestras inicia às 8h30min, no Auditório da Faculdade de Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado pelo MAPA no dia 19 de novembro, o PQFL é uma ferramenta contínua de controle elaborada pela empresa ou cooperativa de laticínio. Esse plano é responsável por definir as políticas da indústria em relação aos produtores de leite, devendo contemplar as exigências das Instruções Normativas 76 e 77, assistência técnica e gerencial e capacitação dos produtores, focando em gestão da propriedade e implementação de boas práticas agropecuárias.

De acordo com Lucena, o plano de qualificação de fornecedores visa aproximar as indústrias dos produtores. “Esses encontros têm como intenção que as indústrias conheçam de fato a realidade da produção e dos produtores, e com isso desenvolvam ações de assistência técnica, gerencial e de implementação das boas práticas agropecuárias”, afirma.

Aplicativo Milk.Wiki

As funcionalidades do Milk.Wiki será outro ponto debatido durante o encontro. O aplicativo é um compilado de itens necessários para os produtores se adequarem às Instruções Normativas 76 e 77. Voltado aos laticínios, o Milk.Wiki quer suprir as dificuldades das indústrias de compreender e verificar os indicadores e deficiências de cada propriedade.

Segundo Züge, o aplicativo é de uso cotidiano das indústrias. “Informação é tudo e ter um compilado delas é um grande ganho. O Milk.Wiki são os olhos do laticínio dentro da propriedade”, ressalta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.