CI

Embrapa lança nova variedade de pêssego

Serão apresentadas a variedade BRS Serenata e a BRS Jaspe


Foto: Rodrigo Franzon/Embrapa

Nesta edição da 3º Festa do Pêssego de Pelotas/RS, o destaque da programação da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) é o lançamento da variedade BRS Serenata e apresentação da BRS Jaspe. O evento ocorre no dia 1º de dezembro, no Rincão da Caneleira, 8º Distrito do município, e também marca a Abertura da Colheita da fruta.

Representantes da Embrapa ainda participam do concurso de qualidade da fruta e apresentam, no espaço técnico Embrapa e Emater/RS, resultados do trabalho realizado pelas instituições. Além das variedades, outro destaque é a divulgação do livro Pêssego, Nectarina e Ameixa - O produtor pergunta, a Embrapa Responde, que traz uma síntese das principais informações disponíveis sobre as culturas. Também haverá exposição de cultivares consolidadas e de seleções promissoras de pêssego, porta-enxertos e orientações para controle da mosca-das-frutas nos pomares.

Durante o evento, ainda é possível conhecer a produção da região de mesa e voltada à indústria, e os produtos locais feitos a base de pêssego. A 3º Festa do Pêssego de Pelotas é organizada pela Prefeitura do município – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – e também pela Emater/RS-ASCAR, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP) e Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel).

Sobre as variedades

A BRS Serenata é uma cultivar de pêssego de mesa destinada ao mercado de frutas frescas. Suas frutas são predominantemente vermelhas, tem formato arredondado e polpa branca, e apresentam sabor doce e de baixa acidez. Essas características estão de acordo com a preferência dos grandes mercados consumidores brasileiros, principalmente pela aparência bastante atrativa.

A planta apresenta vigor médio e porte pouco menor do que a média de outras cultivares. Sua floração ocorre na primeira dezena de agosto e a maturação dos frutos, na região de Pelotas/RS, na segunda metade de novembro. A recomendação é para cultivo em regiões de baixo acúmulo de frio, no Sul e Sudeste do Brasil. 

Já a BRS Jaspe se destaca pela produtividade, pois, mesmo em anos com situações climáticas adversas, apresenta estabilidade de produção. A variedade é bem adaptada a regiões com acúmulo de frio igual ou superior a 200 horas. A plena floração, na região de Pelotas/RS, ocorre na segunda quinzena de julho e a maturação coincide com a da cultivar Granada, no início da segunda quinzena de novembro. Seus frutos são maiores do que a média, com potencial para uso na indústria.

Quinzena do Pêssego

Paralelamente, também está sendo realizada a 6ª edição da Quinzena do Pêssego, de 21 de novembro a 7 de dezembro. Neste período, feiras fixas e itinerantes ocorrem em diversos pontos da cidade, como no Mercado Central e no Shopping Pelotas. Ao todo, 17 restaurantes inseriram receitas com o pêssego no cardápio.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.