CI

RS: Inicia colheita de milho em Putinga

Agricultores de Putinga iniciaram nesta semana a colheita de milho no município


Foto: Eliza Maliszewski

Agricultores de Putinga iniciaram nesta semana a colheita de milho no município. Com uma área plantada de 3,8 mil hectares, sendo 2 mil hectares para silagem e 1,8 para milho grão, a expectativa dos produtores é de que sejam colhidas cerca de 108 mil sacas de milho grão, o que representa uma perda de 50% em relação à safra passada. A explicação para as perdas, de acordo com relatórios feitos pela Emater/RS-Ascar, está no ano atípico do ponto de vista climático, que não beneficiou o desenvolvimento da cultura.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Julio Marcon, são três os fatores principais que não possibilitaram à cultura a expressão de todo o seu potencial produtivo. ?O primeiro deles foi a primavera com alta incidência de chuvas, o que inclusive atrasou o plantio em algumas áreas?, explica Marcon. ?Após, a estiagem e as chuvas irregulares, especialmente em estágios de floração e formação de grãos, também prejudicaram o desenvolvimento, com tudo sendo agravado por ocorrências de vendaval e granizo em algumas localidades?, comenta.

Não por acaso, o extensionista da Emater/RS-Ascar Dario Busch salienta o fato de que alguns produtores precisarão acionar o seguro agrícola, especialmente após a cultura entrar no estágio de maturação, o que possibilita visualizar com mais clareza as perdas. ?Em Putinga, o plantio de milho tem extrema importância dentro do sistema agrícola das propriedades rurais pois, além de ser uma atividade econômica que gera renda, é, atualmente, o principal insumo para a criação de aves, suínos e bovinos de leite?, avalia.

Sobre as perdas, a Emater/RS-Ascar, que atua parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), é o órgão responsável por levantamentos e elaboração de laudos para o encaminhamento do seguro junto aos agentes financeiros que contrataram o projeto. ?Nesse sentido, a orientação é de que os produtores procurem a Instituição para o esclarecimento de dúvidas em relação a essa política pública, se necessário?, observa Busch.

A Emater/RS-Ascar destaca que, para se ter acesso ao seguro agrícola, o produtor deve ter plantado dentro da área de croqui planejado no momento da contratação do custeio, que tenha aplicado a tecnologia e o manejo adequados para a cultura e que o beneficiário tenha as notas de despesas e de insumos utilizados pelo titular. ?De posse destes, é possível dirigir-se ao agente financeiro contratante para fazer a comunicação da perda?, explica Marcon. ?Após acionado o seguro, o agricultor deve esperar a visita do perito, não realizando nenhuma intervenção na área, sem a devida avaliação?, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.