CI

Frutas são doadas para Programa Mesa Brasil

Os beneficiários que receberam cinco toneladas da fruta são famílias necessitadas cadastradas por instituições de Pelotas e região


Foto: Arquivo

Na última sexta-feira, dia 17, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), por meio de sua equipe de pesquisas em Citricultura, realizou a doação de tangerinas para o programa Mesa Brasil, coordenado no município pelo Sesc-RS. Os beneficiários que receberam cinco toneladas da fruta são famílias necessitadas cadastradas por instituições de Pelotas e região. Foram colhidas seis toneladas ao todo, sendo que uma tonelada será destinada para experimentos de conservação pós-colheita e de processamento de sucos, geleias e chás. 

Conforme o chefe-geral Roberto Pedroso de Oliveira, um grupo de 15 empregados, que trabalham no regime de sobreaviso neste período, colheu na quarta-feira (15) as frutas nos campos experimentais da Empresa, e as distribuiu em sacolas plásticas – cerca de 15 a 20 frutas por sacola. “Entregamos hoje a doação no estacionamento do Shopping Pelotas, onde o Programa Mesa Brasil fará o encaminhamento das frutas a quem necessita”, disse.

As tangerinas são da cultivar Oktisu, mais precoce no estado, e estão no estágio ideal de maturação. Após a colheita podem ser conservadas entre 40 e 60 dias dentro da geladeira. “Na região de Pelotas há cerca de 100 produtores desta cultivar, ocupando uma área de 50 ha de produção e a maioria das feiras livres estão comercializando os frutos”, observou Pedroso.

Doação de produtos ao Mapa

Outros produtos úteis para prevenção e combate à Covid-19, como materiais de proteção e insumos de desinfecção, foram repassados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado, a fim de colaborar com a segurança das atividades dos auditores fiscais federais agropecuários. 

Os materiais que foram encaminhados a Unidade de Pelotas somaram 20 galões de 5L de desinfetante, 149 litros de álcool 70%, 60 galões de 5L de água sanitária, 70 respiradores descartáveis, 75 óculos de segurança, 95 galões de 5L de detergente, 14 aventais de segurança, 50 caixas de luvas de látex e 300 pares de luvas de látex nitrílicas. 

A Unidade também colaborou com a doação de materiais de proteção e insumos de desinfecção para a sede do Mapa localizada no município de Rio Grande/RS, para sua utilização por parte dos profissionais que atuam no Porto de Rio Grande. Estas doações foram realizadas no final do mês de março.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.