CI

Tabaco: COP 9 e MOP 2 são adiadas para 2021

COP da CQCT, que chegaria à 9ª edição neste ano, foi adiada para 2021


Foto: Marcel Oliveira

Considerado o maior evento mundial de saúde pública sobre o controle de tabaco, a Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que chegaria à 9ª edição neste ano, foi adiada para 2021.

Também está adiada, para o próximo ano, a segunda edição da MOP, que é a Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco. Os dois eventos estavam programados para ocorrer em novembro deste ano, na cidade de Haia, na Holanda. As sessões reúnem lideranças de países que ratificaram o tratado de controle do tabaco e o protocolo de combate ao mercado ilegal, entre eles, o Brasil.

O adiamento oficial dos dois eventos internacionais de saúde pública foi anunciado no site da Convenção-Quadro, na tarde desta segunda-feira, 27. A pandemia da Covid-19 e seu impacto na condução de conferências e viagens internacionais motivaram a decisão. Após consulta ao país anfitrião, a organização decidiu convocar a 9ª sessão da Conferência das Partes e a 2ª edição da MOP, para novembro de 2021. Com isso, a COP 9 ocorrerá de 8 a 13 de novembro de 2021 e a MOP 2 fica agendada para ocorrer de 15 a 17 de novembro de 2021.

A COP ganha atenção da cadeia produtiva do tabaco, a cada edição. Isso porque, as decisões dos países participantes podem impactar diretamente no setor, que tem significativa importância na geração de renda e emprego para regiões como o Vale do Rio Pardo, a qual Venâncio Aires faz parte.

Em fevereiro de 2020, o primeiro tratado internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS) completou 15 anos em vigor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.