CI

RS: Casa da Colônia ganha novas instalações em Rolante

As novas instalações da Casa da Colônia foram inauguradas com a presença de um número restrito de autoridades


Foto: Divulgação

Com o apoio da Emater/RS-Ascar de Rolante, as novas instalações da Casa da Colônia foram inauguradas com a presença de um número restrito de autoridades, em função da pandemia da Covid-19. A inauguração aconteceu na última sexta-feira (07/05), após 16 anos de fundação do primeiro empreendimento, que nasceu para ser um balcão de negócios dos produtores rurais do município.

A Casa da Colônia foi inaugurada no dia 17 de junho de 2005 para propiciar a aproximação da produção local com o mercado consumidor e reunir uma mostra da produção colonial, agroindustrial e artesanal de Rolante num espaço único. No entanto, com o passar do tempo e a ampliação do número de pessoas vinculadas à associação, que hoje é de 86 famílias, a ampliação do espaço passou a ser uma necessidade do grupo.

Atualmente a Casa da Colônia é uma vitrine e um ponto turístico da Cidade, além de ser um Centro de Informações sobre Turismo Rural. O novo espaço de vendas mais amplo está anexo à estrutura inicial, em frente à Prefeitura, e reúne dentre os produtos coloniais a fabricação e venda da tradicional cuca de Rolante, com o mesmo sabor e qualidade da comercializada na Kuchenfest.

O investimento para ambientação, compra de expositores e móveis foi com recursos próprios da Associação da Casa da Colônia, totalizando R$ 56 mil. O projeto técnico foi feito pela arquiteta Anahy Wastowski e pela designer Júlia Seefeld.

A Casa da Colônia foi construída com recursos federais e contrapartida do município, responsável pelo custeio da luz, água, telefone e a contratação de funcionários que atendem o local. Desde a fundação, a Casa da Colônia é coordenada por Rosane Linden Spindler e conta com o acompanhamento técnico da Emater/RS-Ascar.

Para a chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar em Rolante, Janelise Wastowski este espaço vem ao encontro do que o grupo estava buscando há muito tempo, pois proporciona acomodação e apresentação adequada aos produtos, bem como melhor acolhimento aos clientes, turistas e visitantes. Rolante tem qualidade e diversidade de produtos coloniais e artesanais e merece este espaço, salienta Janelise.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.