CI

Presidente da Emater/RS participa de encontro em Santa Maria

Encontro reuniu extensionistas e autoridades parceiras na sede do Sindicato Rural do município, quando foi apresentado um relatório operativo


O presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Iberê de Mesquita Orsi, esteve presente na manhã de quinta-feira (06/12) no evento de encerramento das atividades da gerência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria. O encontro reuniu extensionistas e autoridades parceiras na sede do Sindicato Rural do município, quando foi apresentado um relatório operativo dos últimos quatro anos, abrangendo todas as áreas de atuação da Instituição na região administrativa de Santa Maria. Houve ainda momento para confraternização e também homenagens aos empregados que se aposentaram neste final de ano.

Na ocasião, quando também foi celebrado o Dia Nacional da Extensão Rural, Orsi destacou a importância de reconhecer os esforços e o trabalho realizado por todos os empregados da Emater/RS-Ascar ao longo dos seus 62 anos. - Neste dia, estamos coroando um trabalho de muitos anos. Temos aqui extensionistas que prestaram serviços para a Emater por 44 anos. Ora, se não tivermos a capacidade de agradecer a essas pessoas, não teremos a grandeza de ir mais longe do que queremos e projetar o futuro da Emater para mais 100 anos, pois a Emater não existe sem o seu trabalhador -, manifestou o presidente.

Os extensionistas que se aposentaram foram os engenheiros agrônomos Luiz Antonio Rocha Barcellos, Milton Custódio e Mário Landerdahl, do Escritório Regional de Santa Maria. Para Iberê Orsi, o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos pela Instituição priorizou a gestão da propriedade, visto que muitas atividades rurais estão sendo abandonadas pelos produtores justamente pela falta dessa gestão. - Esta vai ser uma marca desta administração onde ajudando o produtor, ou tentando ajudá-lo na gestão da propriedade, ele tenha condições de ver primeiro a sustentabilidade econômica, para que se mantenha na propriedade. Todas as atividades das mais simples às mais complexas deverão ser tratadas como gestão -, declarou o presidente.

As parcerias estabelecidas pela Emater/RS-Ascar também foram destacadas pela gerente regional de Santa Maria, Regina Hernandes, que disse ter havido muitos avanços no trabalho com a colaboração de diversas instituições na região. - Foram fundamentais para o desenvolvimento da gestão, pois o esforço conjunto realmente pode desencadear uma série de ações transformadoras e positivas para o trabalho da Extensão Rural -, assegurou Regina. 

Prefeitura

No evento, o secretário do Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo de Oliveira Menna Barreto também falou sobre a relação de parceria entre a prefeitura e a Emater/RS-Ascar, e comentou sobre a importância dessa união quanto à ampliação das atividades de comercialização de produtos da agricultura familiar. - Junto com a Emater, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), conseguiu-se realizar a Feira Regional da Gare, que reúne os produtores de Santa Maria e de doze municípios da região, abrangendo em torno de 80 produtores -, ressaltou o secretário. Conforme Menna Barreto, na questão de assistência técnica as parcerias se mantiveram também através dos programas municipais de desenvolvimento rural e de projetos de fruticultura, piscicultura, horticultura, bovinocultura de leite e também a criação de agroindústrias, dentre outros. O secretário Menna Barreto ainda destacou o programa da Juventude Rural, que tem como objetivo manter o jovem no rural, no campo, trabalhando. - Junto com a Emater montamos um projeto para dar condições ao jovem para permanecer no campo trabalhando e produzindo. Esperamos que nos próximos anos possamos ampliar o trabalho e atividades desenvolvidas, que são fundamentais para os municípios da região -, disse o dirigente. 

UFSM

O pró-reitor adjunto de Extensão da UFSM, Rudiney Soares Pereira, falou sobre a parceria com a Emater/RS-Ascar que acontece através de diversos projetos de extensão, e o quanto isso é importante tanto para a comunidade acadêmica e para a comunidade rural. - Em 2019 estaremos iniciando o processo de curricularização das ações de extensão na grade dos cursos de graduação, o que aportará uma quantidade muito grande de acadêmicos disponíveis para participar destas atividades em que a Universidade tem parceria, principalmente se tratando das Ciências Rurais com a Extensão Rural -, declarou Pereira. 

SDR

Quem também reconheceu os esforços da Emater/RS-Ascar durante o período foi o coordenador regional de programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Hermes Taschetto, que enfatizou que os desafios são constantes, mas que passos importantes foram dados durante estes últimos anos. - Aqui gostaria de registrar um acontecimento fundamental que transcorreu neste governo, há poucos dias atrás, que foi a mudança do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que será um facilitador enorme para as agroindústrias dos municípios. Parabenizo a transparência do trabalho aqui apresentado, a dedicação e a importância das realizações da equipe nessa caminhada -, disse o representante da SDR.

Astresma

Conforme o presidente da Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região de Santa Maria (Astresma), Fabricio Murini, é importante ter a região como um polo comercial que une entidades para viabilizar a vida do produtor, para que não precise da intermediação do atravessador e o próprio produtor possa agregar valor ao realizar a venda final. - Em nome dos nossos sindicatos, que lá na base atuam na representatividade dos agricultores em parceria com as famílias assistidas pela Emater, espero que possamos estar unindo forças na valorização da agricultura familiar, e também no fortalecimento de políticas públicas que possam atender a cada um dos agricultores. Esperamos que, em nível de estado, os comprometimentos continuem, pois sempre houve apoio e demonstrou-se a importância da filantropia da Emater e a seriedade que ela tem na atuação, extensão e principalmente no fortalecimento da nossa agricultura familiar -, sublinhou o dirigente rural.

Sebrae

O programa Juntos para Competir foi destaque na fala do gerente do Sebrae/RS, André Blos, que ressaltou a importância das parcerias entre as instituições para a capacitação dos produtores e trabalhadores rurais, e ainda para a qualificação dos produtos e agregação do valor à produção. - Os resultados alcançados só foram possíveis porque estivemos juntos. Com a sensibilidade que só a Emater tem, de chegar junto ao produtor rural e falar em uma linguagem muito mais próxima, pudemos ter essa complementariedade, essa conexão de ideias e causas -, expressou Blos.

Extensionistas

A supervisora microrregional de Santa Maria, Auria Schroder, mostrou satisfação pelas conquistas obtidas durante a gestão, principalmente pelas famílias rurais que tiveram acesso a tecnologias e políticas públicas, permitindo avanços da produtividade, da renda e qualidade de vida dos agricultores. Entre as atividades desenvolvidas durante a gestão em Santa Maria, Auria destacou a implantação do projeto piloto da Emater/RS-Ascar com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), direcionado a quilombolas, indígenas e pescadores, os trabalhos na área de saneamento básico, de proteção de fontes e o trabalho desenvolvido com grãos. - Tivemos muitas atividades coletivas, dias de campo de muita qualidade nos municípios, com participação excelente de público e isso pra nós representa um retorno positivo, pois mostra que o público tem os técnicos da Emater como referência na extensão rural -, afirmou a supervisora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.