CI

Feira da Uva e da Agroindústria Familiar movimenta o setor em Sarandi

Roteiro turístico, comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato e apresentações culturais


Roteiro turístico, comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato e apresentações culturais. Todas essas atrações fizeram parte da programação da 11ª edição da Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi e Região. A Feira, realizada no último fim de semana (11 a 13/01) no Parque de Exposições de Sarandi, foi uma realização da Emater/RS-Ascar, Sintraf, Prefeitura, Coopafs, Associação de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar (Acpaf) e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios (Acisar).

Ao todo, 22 famílias de agricultores do município de Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista comercializaram os mais diversos produtos da agricultura familiar durante os três dias de Feira. Uma novidade do evento este ano foi a comercialização de peixe vivo. As entidades promotoras e apoiadoras da Feira também organizaram espaços temáticos no Parque de Exposições. No ambiente preparado pela Emater/RS-Ascar o assunto abordado pela equipe técnica destacava a rastreabilidade de vegetais frescos.

Esse tema tem sido tratado intensamente pela Emater/RS-Ascar em toda a região, para levar ao conhecimento dos agricultores informações sobre a Instrução Normativa Conjunta N°02 (INC 02). Criada em 07 de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Anvisa, a Instrução define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos, para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Sarandi, Luciano Schwerz, o objetivo de abordar esse tema durante a Feira foi possibilitar ao agricultor esclarecer informações sobre como vai funcionar esse novo processo e garantir que o consumidor também conheça essa ferramenta que estará à disposição.

Durante a realização da Feira também aconteceu o desfile e a escolha das Soberanas de Sarandi. A corte eleita foi formada pelas jovens Karla Koche (Rainha), Maria Luiza Fink (1° Princesa) e Herica de Quadri (2° Princesa).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.