CI

RS: Pnae é tema de atividade para merendeiras

A capacitação para merendeiras ocorreu através de parceria entre Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal de Educação


Foto: Divulgação

Servidoras que atuam no preparo e serviço da merenda escolar nas escolas municipais de Serafina Corrêa, preparando-se para o retorno das aulas, participaram nesta quarta-feira (03/02) de uma atividade sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com destaque para a função essencial das merendeiras para o sucesso do programa.

A capacitação para merendeiras ocorreu através de parceria entre Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal de Educação, no auditório da escola Leonora Marchior Belenzier, e contou com a participação de 18 merendeiras do município. Conforme a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Sandra Elisa Manteze, além de tratar da importância da manipulação e boas práticas de preparo dos alimentos, em especial neste momento de pandemia, o evento também possibilitou incentivar a questão da saúde psíquica e bem-estar deste profissional.

Como parte da atividade, a extensionista rural e nutricionista Leila Ghisoni, do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, participou à distância, por videocoferência, ministrou uma apresentação sobre o Pnae para as participantes, que estavam no auditório acompanhando. Ela apresentou o histórico, objetivos e relevância enquanto política pública. Também ressaltou a importância do papel da merendeira, não somente como uma manipuladora de alimentos, mas como educadora, já que a alimentação influencia na nutrição do aluno, contribuindo com seu aprendizado e também nos bons hábitos alimentares.

Sandra abordou as boas práticas e realizou uma dinâmica de grupo com o objetivo de integrar e valorizar as merendeiras como parte importante no processo de educação dos alunos.

A representante da Secretaria da Educação, Soneide Oldoni Gamba, e a nutricionista Nadia Zanini, também participaram do evento. De acordo com Soneide, diretora da merenda escolar, a capacitação foi fundamental para reforçar a importância do Programa e o papel das merendeiras. Segundo sua avaliação, juntamente com as participantes, a capacitação veio a contribuir nas informações e orientações repassadas, em especial devido ao momento que estamos atravessando, em que os cuidados devem ser redobrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.