CI

RS: agricultor de Taquari exporta 40 toneladas de noz pecã

Produção do município atingiu cerca de 60 toneladas em 2021


Foto: Pixabay

Na localidade do Passo do Juncal, em Taquari, em uma área de cerca de 100 hectares são cultivadas cerca de 3.500 nogueiras. A aposta na produção no local surgiu há mais de 50 anos. O agricultor Mauro Bonaldo assumiu a área há cerca de 11 anos.

As nogueiras, que levam cerca de seis anos para começar a produção, foram plantadas por uma antiga empresa da qual o pai de Bonaldo fazia parte. Há 30 anos, a propriedade foi adquirida por completo pela família, e, há uma década, Bonaldo tem investido na ampliação do cultivo. Em torno da metade das árvores foram plantadas nos últimos dez anos e deve aumentar a produção conforme o desenvolvimento da planta, que chega a 15 metros de altura.

A colheita neste ano ocorreu entre os meses de março, abril, maio e junho. São utilizados maquinários para balançar as árvores e derrubar as nozes sobre lonas no chão, o que facilita o recolhimento. Neste ano, a propriedade chegou a 60 toneladas da fruta. Durante o período foram contratados entre 30 e 35 safristas para a colheita.

Na safra de 2021, o agricultor comemora mais uma vitória: a exportação de parte da produção para o mercado europeu e asiático. Foram 40 toneladas destinadas para exportação e 20 toneladas para o mercado interno. “Com a exportação há uma valorização do nosso produto e amplia a possibilidade de mais investimentos na área”, comemora Mauro Bonaldo.

Mauro destaca o investimento realizado em equipamentos para colheita e processamento da noz-pecã, o que possibilitou a ampliação do mercado externo. “Temos câmara fria para armazenar, secadores, porque a rancificação dela é fácil se não tiver cuidado. Tem que colher e secar, ter maquinário de acordo; é uma indústria completa”, explicou Mauro. O agricultor projeta um espaço para agroindústria e processamento da produção.

Neste ano, a prefeitura de Taquari, através do trabalho da Secretaria de Agricultura, realizou o patrolamento das estradas da localidade para melhorar o acesso e escoamento da produção, principalmente no período da safra. Para o prefeito André Brito, o apoio à produção primária é essencial para o desenvolvimento econômico de Taquari. “Estamos em constante diálogo com nossos produtores rurais para auxiliarmos. A agricultura é um elo forte em Taquari e queremos valorizar isso, pois gera desenvolvimento e trabalho no campo”, afirmou

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.