CI

Dias de campo reúnem agricultores em Travesseiro

Objetivo de discutir tecnologias para a produção de milho e trocar experiências sobre manejo de cultivares


Com o objetivo de discutir tecnologias para a produção de milho e trocar experiências sobre manejo de cultivares, a Emater/RS-Ascar e a empresa Agroklein realizaram na quinta e na sexta-feira (28/02 e 01/03) dois dias de campo na propriedade do agricultor Fernando Kochem, da localidade de Três Saltos Alto, em Travesseiro. Na ocasião, produtores e técnicos do município e de comunidades do entorno conheceram novidades em híbridos de milho da Dekalb, empresa que trabalha com sementes agrícolas e outros produtos.

À Emater/RS-Ascar coube uma estação sobre Manejo Conservacionista do Solo, ministrada pelo assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer. Em sua fala, Schäfer destacou as ações que melhoram e garantem a qualidade do solo, como a rotação e o consórcio de culturas, a adoção de plantas recuperadoras, a adubação verde e a implantação de terraços e faixas de retenção. ?O solo é a nossa melhor ?caixa da água? e protegê-lo aumenta a infiltração de água, evitando perdas na agricultura?, explicou.

O anfitrião do dia ressaltou o fato de ser a primeira vez que participa de uma atividade de campo. ?É muito bom ouvir outras pessoas falando sobre a nossa atividade do dia a dia e que, muitas vezes, fazemos no ?piloto automático??, afirmou. Na propriedade em que mora com a esposa, duas filhas e os pais, o leite é o principal produto. São 22 vacas em lactação produzindo uma média de mais de 450 litros de leite por dia, com os oito hectares de milho totalmente voltados para a silagem. ?Nesse sentido é importante estar atento às informações para que possamos sempre melhorar?, garante.

Kocham participa do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com o Governo do Estado, que foi apoiador dos dias de campo. O evento foi prestigiado por autoridades, como o supervisor regional da Emater/RS-Ascar, Álvaro Mallmann, e o secretário da Agricultura Vilson Cornelius. Mallmann reforçou a importância do trabalho em parceria para a consolidação das ações de campo. ?É uma troca que beneficia a todos?, resumiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.