CI

RS: agentes escolares participam de capacitação em Venâncio Aires

O dia de campo ocorreu entre os dias 19 e 22 de outubro


Foto: Divulgação

Agentes escolares responsáveis pela alimentação dos alunos participaram nos dias 19 e 22 de outubro de um Dia de Campo sobre Segurança e Soberania Alimentar com foco na produção de bananas. A atividade, alusiva à Semana da Alimentação, foi realizada na propriedade do agricultor Eroni Fontanive, em Linha Bem Feita, e visou apresentar às agentes o processo de produção da banana, as etapas que o alimento percorre até chegar nas escolas do município e a importância da produção local de um alimento seguro para o consumo.

A atividade contou com três estações que abordaram os temas "banana das mãos do agricultor familiar até as mãos das agentes escolares", "benefícios da banana para a saúde e formas de aproveitamento" e uma visita guiada nas áreas de produção de frutas na propriedade. "O interesse e a curiosidade delas sobre o manejo e aproveitamento da banana ficaram bem evidentes nas estações temáticas, pelos seus questionamentos e atenção ao assunto. Nestes dois dias de trabalho, acreditamos haver uma sensibilização bem expressiva por parte das agentes e nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar, quanto a maior valorização dos alimentos oriundos da agricultura familiar, mais específico a banana, servida na merenda das escolas e produzida aqui no município", avalia a extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar, Viviane Röhrs.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires Luana Ferreira Gomes agradeceu a organização da atividade e frisou a importância de valorizar os alimentos produzidos pelos agricultores do município. "Levar os funcionários responsáveis pelo recebimento e preparo da alimentação escolar é uma forma de valorizar os produtos da agricultura familiar, pois todas puderam conhecer o capricho e cuidado com que o alimento é plantado e colhido. A visita foi muito bem planejada, mostrando todas as etapas do processo, da plantação até o produto pronto para ser entregue nas escolas e, ainda, receitas diferentes para um aproveitamento integral da fruta, com sugestões para diversificar o cardápio nas escolas. Fiquei encantada com o que vimos e recebi diversos elogios dos funcionários que participaram, que aproveito para repassar à Emater. Espero que num futuro próximo possamos organizar mais eventos como esse", destacou.

A extensionista rural Agropecuária da Emater/RS-Ascar Djeimi Janisch explica que com o retorno positivo da Secretaria Municipal de Educação, outras atividades semelhantes devem ser realizadas. "Avaliamos ser pertinente dar continuidade a este trabalho de campo com as agentes escolares, tendo em vista a sensibilização e valorização de seu trabalho tanto no ambiente escolar como em suas casas, promovendo, desta forma, mudanças de hábitos e comprometimento com a qualidade de vida das pessoas com as quais convivem. Além disso, conseguir mostrar o comprometimento dos produtores e todo o processo de manejo dos alimentos antes de chegar às escolas, a preocupação em oferecer um alimento seguro e a importância real do Programa Nacional de Alimentação Escolar como Política Pública que beneficia a agricultura familiar", ponderou.

O dia de campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires e Secretaria Municipal de Educação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.