CI

RS: famílias de Paredão Pires receberão reservatórios para armazenar água

Equipe do Município constatou situações precárias em Paredão Pires


Foto: Divulgação

Famílias de Linha Paredão Pires, no extremo Noroeste de Venâncio Aires, na divisa com Boqueirão do Leão, vão receber caixas d’água, como um auxílio para o enfrentamento da estiagem. Na segunda-feira, 10, integrantes da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e da Defesa Civil estiveram no local para verificar a situação vivenciada pelas famílias e cadastrá-las na Assistência Social. O acesso à água, que já é difícil ao longo do ano, pela inexistência de rede hídrica e de poços com água de qualidade, é um desafio ainda maior no período de estiagem.

O coordenador da Defesa Civil, Jair Amadeu Garcia da Rosa, conhecido por sargento Garcia, afirma que foram visitadas 10 famílias e não foi encontrado nenhum morador sem água, mas constatou-se a dificuldade de armazenamento de água. Em uma das propriedades, a solução encontrada pelos moradores para guardar água para os animais foi utilizar uma piscina de plástico.

A partir do cadastro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, as famílias serão contempladas com reservatórios. Caixas d’água de 3 mil e 5 mil litros devem ser entregues a partir de hoje. “Algumas famílias têm, mas são reservatórios pequenos. Serão disponibilizadas as caixas d’água com maior capacidade, especialmente pela distância e a logística de distribuição de água com os caminhões-pipa, já que é uma localidade muito distante”, explica Garcia.

Caminhões-pipa levam água para mais de 110 famílias

Em todo o município, pelo menos 110 famílias estão sendo abastecidas com água de caminhão-pipa, em um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Três veículos trabalham diariamente, inclusive aos sábados e domingos, para garantir água para moradores de diferentes localidades e também para o consumo animal. A expectativa é de que, nos próximos dias, um quarto caminhão esteja à disposição.

Segundo Garcia, até o momento, está sendo possível atender a demanda. “A Defesa Civil está acompanhando de perto a evolução da estiagem. O decreto da situação de emergência já foi homologado em Brasília”, informa.

De 20 mil a 30 mil litros de água são transportados, diariamente, pelos caminhões-pipa para diferentes localidades do interior de Venâncio, para o consumo humano e animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.