Consevitis-RS apresenta programação na Expointer
Estande reunirá 10 vinícolas gaúchas
Foto: Divulgação
O Instituto de Gestão, Planejamento, Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do RS (Consevitis-RS) terá uma programação técnica, institucional e promocional na Expointer 2026, que ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Em um dos principais eventos do calendário agropecuário do Rio Grande do Sul, a entidade desenvolverá ações de conhecimento e capacitação, inovação e pesquisa, promoção da vitivinicultura, valorização do vinho brasileiro e do suco de uva, relacionamento com imprensa e formadores de opinião e aproximação com o público.
Um dos destaques é o lançamento do Programa Boas Práticas Sustentáveis na Viticultura do Consevitis-RS. Com caráter técnico, educativo e de melhoria contínua, busca incentivar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, promover a segurança dos alimentos, fortalecer a gestão das unidades produtivas e contribuir para a competitividade da cadeia produtiva da uva destinada ao processamento no Rio Grande do Sul por meio de consultorias e certificação das propriedades.
Participaram da elaboração os membros do Grupo de Trabalho de Viticultura do Consevitis-RS, composto por Embrapa Uva e Vinho, IFRS, Emater, Sebrae-RS, técnicos de cooperativas, indústrias e consultores do setor, além da equipe técnica do Instituto. A iniciativa é destinada a viticultores gaúchos que produzem uvas para processamento industrial e que aderirem voluntariamente ao Programa.
“O programa visa à conscientização e à verificação das Boas Práticas, as quais muitas vezes já são aplicadas, porém não são mensuradas. Logo, a principal demanda é a orientação sobre estas práticas ao produtor e o reconhecimento através da certificação”, destaca o analista de Agronomia do Consevitis-RS, Gabriel Almeida da Silva.
Os produtores serão orientados e reconhecidos por Boas Práticas no âmbito da segurança dos alimentos, da saúde e segurança dos trabalhadores, da sustentabilidade ambiental, da rastreabilidade da produção, do manejo da propriedade e dos demais aspectos aplicáveis. O programa é gratuito e estará disponível aos produtores por edital de chamada pública e através de instituições parceiras (empresas âncoras), também selecionadas por edital.
Na programação, haverá ainda um painel que debaterá o Acordo União Europeia - Mercosul e uma palestra, em conjunto com a Embrapa, que abordará os diferenciais das cultivares híbridas e os detalhes da segunda edição do concurso de Seleção de BRS Lorena. Além disso, o FoodTalks Consevitis-RS e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) falará sobre harmonização entre carne de cordeiro e vinho.
Um episódio especial do Podcast Vai de Vinho Brasileiro será transmitido ao vivo diretamente da Expointer e reunirá diversos convidados ligados à vitivinicultura gaúcha. O público também poderá conhecer os mascotes Isa e Bordô, personagens da campanha do Suco de Uva Brasileiro, que estarão no estande do Consevitis-RS (veja mais informações abaixo).
O Consevitis-RS estará novamente presente com seu estande no Pavilhão Internacional, onde 10 vinícolas gaúchas apresentarão seus produtos ao público, quatro a mais do que na edição anterior. Participarão a Vinícola Pinhal Alto, Casa Zottis, Cave Bertamoni, Vinícola Dallavino, Boscato Vinhos Finos, Vinícola Lovatel, Brocardo Vinhedos e Vinhos, Altos do Paraíso Vinhedos, Nova Aliança Vinícola Cooperativa e Pizzato Vinhas e Vinhos. Com 100 m², o espaço possibilitará degustação e comercialização de vinhos, espumantes e sucos de uva.
O presidente do Consevitis-RS, Maicon Galiotto, destaca a importância de levar diferentes pautas da vitivinicultura à Expointer. “A Expointer nos permite conversar com diferentes públicos e apresentar a vitivinicultura não apenas pelo produto, mas também pela pesquisa, pela inovação, pela sustentabilidade, pelo mercado e pela relação com outros segmentos do agronegócio”, avalia.
Além das atividades relacionadas, o Consevitis-RS cumprirá agenda de participações e entrevistas em diversos veículos de imprensa do estado, o que inclui participações em debates.
Confira a programação completa do Consevitis-RS na Expointer 2026:
:: FoodTalks Consevitis-RS e ARCO
O quê: “Cordeiro e Vinho: onde nasce a enogastronomia”
Quando: 29 de agosto (sábado), das 15h às 16h30
Onde: Casa RBS
O encontro discutirá a relação entre cordeiro e vinho e as possibilidades de harmonização entre os dois produtos. A conversa terá mediação de Diogo Carvalho, cofundador dos Destemperados, e Gisele Loeblein, colunista de Zero Hora, com participação de Maicon Galiotto, presidente do Consevitis-RS; Edemundo Gressler, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO); e Marcelo Schambeck, chef do Capincho. A atividade será gratuita e aberta ao público da Expointer, com transmissão ao vivo pelo canal da Gaúcha no YouTube.
:: Suco de uva brasileiro
O quê: ações de promoção do suco de uva brasileiro
Quando: 29 e 30 de agosto e 3, 4, 5 e 6 de setembro, das 12h às 17h
Onde: estande do Consevitis-RS, no Pavilhão Internacional
Os mascotes Isa e Bordô, inspirados nas variedades Isabel e Bordô e personagens da campanha de promoção do Suco de Uva Brasileiro, estarão no estande para interagir com o público e participar de sessões de fotos.
:: 2ª Seleção de BRS Lorena
O quê: palestra sobre variedades híbridas e a Seleção de BRS Lorena
Quando: 31 de agosto (segunda-feira), às 14h
Onde: sala de reuniões do estande do Consevitis-RS, no Pavilhão Internacional
Em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a palestra “O Brasil na Nova Era das Cultivares Híbridas” será apresentada por Leo da Conceição e a apresentação da 2ª Seleção de BRS Lorena será conduzida por Mauro Zanus, ambos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho. As inscrições para as vinícolas participarem da Seleção abrem no dia 8 de setembro.
:: Podcast Vai de Vinho Brasileiro
O quê: edição especial do podcast Vai de Vinho Brasileiro
Quando: 31 de agosto (segunda-feira), às 15h30
Onde: estande do Consevitis-RS, no Pavilhão Internacional
Transmissão: ao vivo pelos canais do Vinho Brasileiro no YouTube e Spotify
O episódio especial será transmitido diretamente da Expointer e reunirá convidados ligados à vitivinicultura gaúcha, entre eles Maicon Galiotto, presidente do Consevitis-RS; Leo da Conceição e Mauro Zanus, pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho; e representantes das vinícolas expositoras. O podcast Vai de Vinho Brasileiro já conta com duas temporadas, disponíveis nos canais do Vinho Brasileiro.
:: Relacionamento com imprensa e formadores de opinião
O quê: apresentação de rótulos das vinícolas expositoras
Quando: 1º e 2 de setembro (terça e quarta-feira), às 16h30
Onde: sala de reuniões do estande do Consevitis-RS, no Pavilhão Internacional
Jornalistas, influenciadores e comunicadores convidados participarão de uma apresentação de rótulos das vinícolas que integram o estande do Consevitis-RS. A iniciativa busca aproximar a produção vitivinícola gaúcha de profissionais que atuam na comunicação e na formação de opinião sobre o setor.
:: Programa Boas Práticas Sustentáveis na Viticultura
O quê: lançamento do Programa Boas Práticas Sustentáveis na Viticultura
Quando: 2 de setembro (quarta-feira), das 15h30 às 16h
Onde: Arena da Secretaria da Agricultura, no Pavilhão Internacional
O Consevitis-RS apresentará oficialmente o programa, que busca estimular a adoção de boas práticas agrícolas, promover a segurança dos alimentos, fortalecer a gestão das propriedades e contribuir para a competitividade da cadeia produtiva da uva destinada ao processamento no Rio Grande do Sul.
:: Acordo União Europeia-Mercosul
O quê: painel “Setor vitivinícola: Estratégias de proteção setorial frente ao acordo Mercosul e União Europeia”
Quando: 3 de setembro (quinta-feira), das 17h às 18h
Onde: Auditório da Secretaria da Agricultura, no Pavilhão Internacional
O painel reunirá representantes do setor e do poder público para discutir os impactos do Acordo União Europeia-Mercosul sobre a vitivinicultura e debater caminhos, desafios e estratégias de proteção e fortalecimento do setor. Entre os painelistas confirmados estão Jones Valduga, presidente da Uvibra e conselheiro do Consevitis-RS, e um representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).