CI

RS: estudantes de Victor Graeff conhecem horto medicinal Santa Gema

A atividade integra as ações do projeto sobre plantas medicinais desenvolvido desde o mês de junho


Foto: Divulgação

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias, do município de Victor Graeff, participaram na quinta-feira (21/10) de uma visita técnica ao Horto Santa Gema, em Passo Fundo. A atividade integra as ações do projeto sobre plantas medicinais desenvolvido desde o mês de junho com os alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental do educandário em parceria com a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A visita foi organizada pelos extensinistas rurais da Emater/RS-Ascar de Victor Graeff, Ana Paula Savadinstzky Muller e do município de Passo Fundo Sandra Elizabeth Bressan Gayer e Alessandro Davesac. A atividade teve como objetivo conhecer a produção das plantas medicinais. "Também visamos que os alunos entendam como são produzidas essas plantas em escala comercial e a agroindustrialização das plantas, sendo o principal produto a misturinha de chimarrão", observa Ana Paula.

O horto na escola será construído com a metodologia do relógio do corpo humano, o qual associa o órgão do corpo humano e a planta medicinal indicada, no horário de maior atividade do determinado órgão. Entre as principais plantas que serão cultivadas constam a bardana, hortelã, carqueja, pariparoba, espinheira santa e pulmonária. "Trabalhar esse tema com os alunos é fazer um resgate cultural das plantas utilizadas pelos avós e também orientar sobre a identificação, o cultivo, o preparo de um chá e a utilização correta das plantas", frisa Ana Paula.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.