Massa de ar frio traz mínimas negativas ao Sul
Frio chega após ciclone e frente fria, com geadas pontuais na região Sul
Foto: Pixabay
O frio intenso volta a avançar pelo Brasil após a passagem de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada. Segundo dados divulgados pelo Meteored, as temperaturas podem chegar a -2°C na Região Sul, com possibilidade de novas geadas na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense, enquanto o ar frio também alcança áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
O ciclone extratropical começa a se formar nesta terça-feira (29), com centro entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Segundo dados divulgados pelo Meteored, o sistema provoca tempestades significativas e impulsiona uma frente fria em direção ao Brasil. Depois da passagem da chuva, uma massa de ar frio avança pelo país e provoca queda nas temperaturas. A massa de ar frio começa a afetar o Rio Grande do Sul na quarta-feira (30) e alcança outros estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos dias seguintes.
Na quinta-feira (1º), o frio também será sentido em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo dados divulgados pelo Meteored, a queda nas temperaturas também alcança o sul de Mato Grosso, o sul de Goiás e a região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
Na sexta-feira (2), a massa de ar frio avança por uma área maior de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além de chegar ao Rio de Janeiro e ao sul do Espírito Santo. Nessas áreas, as temperaturas ficam mais amenas.
O ápice do frio na Região Sul ocorre na sexta-feira (2), durante a madrugada e o início da manhã. A maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deve registrar temperaturas mínimas abaixo de 10°C. Modelos meteorológicos indicam temperaturas de até 2°C na região serrana. Após a correção dos desvios inerentes ao modelo numérico, as mínimas podem ficar negativas, chegando a -2°C, especialmente na Serra Catarinense. O cenário aumenta o risco de novas geadas na Região Sul, principalmente na sexta-feira.
Embora não sejam esperadas de forma extremamente abrangente, as geadas nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ser pontualmente fortes em alguns municípios.
No Sudeste, o pico do frio está previsto para a madrugada e a manhã de sábado (3). Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar mínimas entre 10°C e 15°C. Apesar da queda nas temperaturas, os modelos numéricos de previsão não indicam possibilidade de geadas no Sudeste nem no Centro-Oeste.
A onda de frio terá duração curta. Segundo dados divulgados pelo Meteored, até domingo (4) as temperaturas já estarão aumentando em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Com a elevação das temperaturas, não haverá mais risco de geadas em nenhum estado, e as máximas voltarão a subir durante a tarde.
A mudança no tempo, porém, não termina no domingo. Um novo ciclone extratropical estará se formando sobre a América do Sul e impulsionará outra frente fria pelo Brasil. O sistema poderá provocar novos episódios de chuva intensa e ajudar a levar mais ar frio para o país ao longo da semana seguinte.