CI

Uva é alternativa para produtores rurais

A nova aposta do agricultor é a uva.



O produtor rural Alberto Figueiredo da Silva se dedica ao agronegócio há 15 anos. Atualmente, o carro-chefe de sua propriedade, no Córrego da Divisa, é o gado, porém, ele pretende investir em um melhor aproveitamento da área de 9,2 alqueires com a diversificação da produção. A nova aposta do agricultor é a uva. 

Silva é um dos 16 participantes do Programa de Viticultura promovido em Araçatuba para difundir o cultivo da fruta como uma alternativa para os empresários rurais da região. A iniciativa desenvolvida pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e com a Prefeitura de Araçatuba, capacita os produtores com aulas sobre técnicas para o plantio, enxertia, manejo e colheita da uva na região. As atividades começaram em maio deste ano. 

Por meio do curso, Silva já possui 52 pés de videira, ainda em desenvolvimento, plantados em um terreno de 30 por 50 metros no interior de sua propriedade. Os primeiros cachos deverão ser colhidos em setembro do próximo ano. A intenção do futuro viticultor é ampliar o parreiral com o tempo. "Hoje você tem que tocar a propriedade rural como uma empresa. Você tem que visar como ela pode te dar retorno", afirma o produtor. Ele percebe que a uva traz rentabilidade, o que constatou nas aulas e em visita técnica realizada em conjunto com os colegas do programa a Palmeira D'Oeste, onde a produção da fruta já é forte.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.