CI

Gado Tabapuã é um dos destaques da EMAPA

Animais da Fazenda Água Milagrosa, origem da raça, também estarão expostos


A raça de gado Tabapuã é uma das mais esperadas na 51a Exposição Agropecuária de Avaré, a EMAPA, evento que tem início na próxima sexta-feira, dia 29/11, no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.

Até o dia 08/12, estarão expostos mais de 60 animais de quatro criatórios paulistas, entre eles, o da Fazenda Água Milagrosa, local onde a raça teve origem.
 
Com 16 animais nesta edição, sendo nove machos e sete fêmeas, o plantel é um dos favoritos a prêmios no julgamento de raças.
 
O touro Vinho FIV, que foi o Grande Campeão dos últimos três eventos da raça – em São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO) e Araruama (RJ), será um dos que estarão expostos e na pista, sendo avaliado.
 
Vinho também se destacou na edição 2019 da Expozebu, maior feira de zebuínos do mundo, realizada em abril, em Uberaba (MG). No evento, o animal foi o Campeão Júnior Maior e, em 2018, na 56a edição da Expo Rio Preto, foi o bezerro Reservado Campeão.

A Fazenda Água Milagrosa, considerada berço da raça, é hoje a primeira no País no ranking da raça Tabapuã, e há oito anos figura como a melhor criadora e expositora do Brasil, segundo avaliação da Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT).
 
História da raça

O Tabapuã nasceu na Água Milagrosa. A raça foi desenvolvida a partir de pesquisas zootécnicas coordenadas pelo antigo proprietário, a família Ortenblad. Após anos de estudos e cruzamentos, foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e é considerada hoje a primeira raça zebuína genuinamente brasileira.
 
A família Junqueira Rodas adquiriu a propriedade há 14 anos, quando o patriarca Fábio Zucchi Rodas ainda era vivo e comandava a empresa. “Meu pai era visionário. Tradicionalmente, cultivávamos laranja e cana-de-açúcar. Quando ele conheceu a Água Milagrosa, se apaixonou pela fazenda e pelo Tabapuã, viu como essa raça era produtividade e ideal para a pecuária de corte. Com o trabalho árduo dele, a raça ganhou projeção nacional”, conta Sarita Junqueira Rodas, CEO do Grupo e administradora da fazenda.
 
O pai estava certo em sua visão de negócios. Na última década, entre as raças zebuínas existentes no Brasil, o Tabapuã está entre as cinco que mais expandiram o rebanho, 52,5%. Hoje, o gado está espalhado por todo o País - são mais de 423 mil animais.
 
Para garantir um plantel diferenciado, a Água Milagrosa investe pesado em melhoramento genético. Sabia que nosso plantel participa do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Os animais são submetidos, periodicamente, às provas de ganho de peso da associação, que identificam animais com alto desempenho produtivo e biotipo mais adequado para a produção de carne”, detalha Rodrigo Lemo, responsável pelo setor de pecuária do Grupo Junqueira Rodas.
 
O excelente tratamento dado aos animais e as vantagens da raça fazem com que o Tabapuã da Fazenda Água Milagrosa venha conquistando inúmeros prêmios. Na propriedade, está localizada a maior sala de troféus do País. São mais de 1,9 mil conquistas em diferentes julgamentos e provas pelo Brasil.
 
“Todos os animais da raça Tabapuã da Fazenda Água Milagrosa, gerados a partir de fertilização in vitro, são certificados por meio de seu DNA, que comprova origem, filiação, registro e produção de acordo com protocolos do Ministério da Agricultura e registro na Associação Brasileira de Criadores de Zebus (ABCZ)”, destaca Lemo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.