CI

SP: Unidade Armazenadora de Garça recebe certificação e pode estocar café com selo UTZ

Produtores de café que tenham certificação UTZ podem armazenar o grão na unidade da Conab em Garça


Produtores de café que tenham certificação UTZ podem armazenar o grão na unidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Garça, no interior paulista. O armazém foi certificado como “cadeia de custódia”, ou seja, que possui a documentação cronológica ou histórico com o registro das sequências de controle, transferência, análise e disposição física dos produtos.

Para conseguir a certificação, o Armazém se adequou a diversas normas que priorizam a segurança, a integridade, a tecnologia e a qualidade, que começam no cafezal e se estendem até as condições de armazenamento e controle das sacas do café dentro do Armazém. “A certificação confere credibilidade aos critérios adotados, por meio de um conjunto administrativo, logístico e técnico”, esclarece a superintendente da Conab em São Paulo, Renata de Moraes Vicente Camargo. “O reconhecimento da UTZ também significa um compromisso dos produtores com a sociedade, considerando as rigorosas normas sociais e ambientais do programa”, completa.

A UTZ é um programa de sustentabilidade para café, cacau e chá, que visa a produtividade em maiores quantidades por menores custos, com foco no avanço agrícola e ecológico. As ações garantem que os produtos comercializados sejam negociados e manuseados conforme os requisitos determinados pela certificadora.

A Unidade Armazenadora de Garça foi instalada nas dependências do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC) e tem como finalidade específica a armazenagem deste produto, tanto dos estoques públicos quanto dos cafeicultores da região. Atualmente, além da guarda convencional, a unidade conta com big bags para o depósito de produtos agropecuários. A preferência dos produtores por este tipo de embalagem deve-se à redução nos custos com a mão de obra e com a logística de comercialização, o que gera mais eficiência na expedição dos produtos, com a vantagem de conservação da qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.