CI

Fim de semana terá chuva forte no Sul e calor no Sudeste

Previsão indica chuvas fortes no Sul e alerta de baixa umidade em várias regiões


Foto: Pixabay

A formação de um sistema de baixa pressão na costa das regiões Sul e Sudeste deve intensificar as precipitações entre sábado (11) e domingo (12), provocando temporais no Sul e espalhando áreas de instabilidade por partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. As informações são do
Instituto Nacional de Meteorologia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia , as chuvas mais intensas devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde há aviso de perigo para tempestades e possibilidade de queda de granizo. No domingo, a entrada de uma massa de ar frio reduz a intensidade da chuva, mas mantém precipitações fracas e isoladas na região.

Além do Sul, o avanço das instabilidades deve alcançar São Paulo, o oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, além de áreas de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. No litoral do Nordeste, a previsão indica pancadas de chuva de fraca intensidade. Nas demais áreas do país, o tempo permanece estável, com destaque para a baixa umidade relativa do ar no interior do Nordeste, Tocantins, Distrito Federal, grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, onde os índices podem variar entre 20% e 30%.

Na Região Norte, as chuvas acompanhadas de trovoadas devem atingir principalmente Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima durante o fim de semana e na segunda-feira (13). No Tocantins, o tempo segue firme, com temperaturas máximas próximas de 37°C e umidade relativa do ar em torno de 20% no sul do estado.

No Nordeste, o predomínio será de sol e tempo seco na maior parte da região. As exceções ficam para o litoral leste e norte e para áreas do agreste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde podem ocorrer pancadas isoladas. As temperaturas máximas podem chegar a 36°C no Piauí e no sul do Maranhão.

No Centro-Oeste, a mudança no tempo começa no sábado, quando áreas de instabilidade avançam sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. O
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso de risco potencial para tempestades no sudoeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de granizo isolado. Na segunda-feira, a chuva também pode atingir Goiás e o Distrito Federal.

No Sudeste, o fim de semana será marcado por sol e temperaturas elevadas na maior parte da região. Em São Paulo, a atuação da baixa pressão sobre o oceano pode provocar chuvas pontuais no centro-sul e leste do estado entre sábado e domingo. Há ainda possibilidade de pancadas isoladas no extremo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro no domingo. As temperaturas podem superar 30°C em várias localidades, chegando a 32°C no oeste paulista, norte mineiro, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Com a chegada da massa de ar frio ao Sul, as temperaturas devem cair de forma mais acentuada a partir da noite de domingo. As mínimas devem ficar abaixo de 10°C desde o centro do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (13), o resfriamento se intensifica, com previsão de geada e temperaturas próximas de 4°C em grande parte da região sul do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7