CI

Produtores customizam flores e plantas para estimular vendas

Segundo o Ibraflor, as vendas de flores e plantas ornamentais no Natal devem crescer, no máximo, 5% com relação a 2021, e, no ano, cerca de 8%, graças à retomada dos eventos


Foto: Pixabay

Os produtores de flores e plantas ornamentais estão bem criativos na apresentação de seus produtos para estimular as vendas neste final de ano. Tendo como vitrine o Natal de Holambra, que acontece no Parque da Expoflora até o dia 18 de dezembro (de sexta-feira a domingo), eles apresentam ao mercado embalagens bem decorativas para tornar os produtos mais atraentes para presentes e customizaram flores tradicionais, como as que trazem mensagens “printadas” em suas pétalas (poinsétia, rosas e hoyas – flor de cêra) ou nos bulbos (amaryllis). Além de mensagens clássicas, como “Feliz Natal” ou “Com carinho”, por exemplo, elas podem receber frases personalizadas e até logomarcas de empresas. Há plantas “maquiadas”, como echevérias e tuias (em vermelho ou prata, da coleção Make-up) e tinturadas (coloridas artificialmente com tinta especial que não agride a planta) ou decoradas com glitter dourado ou prateado, como a gipsofila. 

Os antúrios são apresentados em novas variedades que têm como diferencial a espádice na mesma tonalidade da folha (a espata, que é confundida como sendo a flor da planta). As novas variedades são a Casa Nova (vermelho), King Pink (rosa), Anouk (vinho) e Black Winner (preto). Sendo uma planta purificadora do ar, o antúrio está cada dia mais presente não só nos jardins e varandas, como nas decorações internas. As tuias - holandesas ou stricktas - espécies de pinheiro, continuam como a opção mais procurada para quem deseja árvores natalinas naturais, conquistando, a cada ano, mais espaço no mercado e nos lares brasileiros.Mercado de flores

Apesar da falta de definições com relação ao cenário econômico e devido à realização da Copa do Mundo de futebol que sempre afeta a venda de flores e plantas, o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura - acredita que o comércio do setor permaneça estável nesta época de Natal ou, no máximo, registre cerca de 5% de crescimento com relação ao mesmo período de 2021. O diretor do Ibraflor, Renato Opitz, analisa que o ano de 2022, em geral, foi bom, principalmente com a retomada dos eventos - casamentos e festas de formaturas - e informa que o setor prevê um crescimento de 8% este ano.

Onde encontrar

Todas as novidades em flores e plantas para as festas de fim de ano podem ser encontradas nas floriculturas e pontos de venda de todo o Brasil, atendidos pelas principais cooperativas e distribuidoras. No Natal de Holambra, que acontece no Parque da Expoflora até 18 de dezembro (de sexta e sábado das 16h às 24h e, no domingo, das 16h às 23h), todas elas podem ser encontradas para compra no Shopping de Natal, ou apreciadas no “Jardins em Festa” (mostra de paisagismo e decoração), montados especialmente como atrações do evento.

O parque recebeu decoração especial e iluminou suas centenas de árvores e jardins com mais de 800 mil microlâmpadas e oferece diversão e programação cultural para toda a família. Os ingressos para o Natal de Holambra custam R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira) e podem ser adquiridos nas bilheterias, no site www.ingressorapido.com.br ou com os representantes informados no site www.nataldeholambra.com.br. Crianças de até 5 anos de idade, acompanhadas por um adulto pagante, têm entrada gratuita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.