CI

Sul terá chuva intensa e granizo até quarta-feira

Previsão de temporais no Sul e chuvas em várias regiões


Foto: Divulgação

A atuação de uma frente fria estacionária manterá o tempo instável na Região Sul entre terça-feira (30) e quarta-feira (1º), com previsão de temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva intensa e possibilidade de queda de granizo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as instabilidades devem atingir principalmente o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Enquanto isso, o Centro-Oeste terá predomínio de tempo estável, e as demais regiões do país apresentarão condições variadas de chuva e temperatura.

Na Região Norte, o tempo quente e úmido, aliado ao padrão de ventos em altitude, favorecerá pancadas de chuva com trovoadas nesta terça-feira, principalmente no centro-norte do Amazonas e em Roraima. Também há previsão de chuva a partir da tarde no Amapá, no sudoeste e norte do Pará, incluindo a região metropolitana de Belém, além de áreas do Acre. Nas demais localidades, o tempo permanecerá firme. As temperaturas mínimas devem variar entre 15°C e 16°C no sudeste do Tocantins, enquanto as máximas podem alcançar entre 37°C e 38°C no centro-norte tocantinense, onde a umidade relativa do ar poderá ficar entre 20% e 30%.

Na quarta-feira, o cenário muda pouco na região. As chuvas mais intensas devem continuar concentradas no oeste e centro-norte do Amazonas e em Roraima, com possibilidade de raios e rajadas de vento. Pancadas isoladas também poderão atingir o norte do Pará, o Amapá e o Acre durante a tarde. O restante da região seguirá com tempo seco e estável. As temperaturas permanecerão semelhantes às registradas na terça-feira, com máximas de até 38°C no Tocantins e no sul do Pará.

No Nordeste, a massa de ar quente e seco continuará predominando sobre grande parte da região nesta terça-feira, dificultando a formação de nuvens e reduzindo as chances de chuva. As precipitações devem se concentrar na faixa litorânea, onde a umidade vinda do oceano poderá provocar chuva fraca a moderada. As mínimas ficarão entre 13°C e 15°C no centro-sul da Bahia, enquanto as máximas poderão atingir entre 35°C e 36°C no Sertão do Piauí, com umidade relativa do ar inferior a 20%.

Na quarta-feira, os ventos marítimos associados à atuação de cavados favorecerão chuvas em áreas próximas ao litoral, principalmente entre o Recôncavo Baiano e o Rio Grande do Norte, além de trechos do litoral maranhense. No interior nordestino, o tempo seguirá quente e seco, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade.

No Centro-Oeste, a terça-feira começará com formação de nevoeiros entre a madrugada e o início da manhã, especialmente no oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de ocorrências pontuais em Goiás e no Distrito Federal. Ao longo do dia, o predomínio será de sol e poucas nuvens em toda a região. A umidade relativa do ar poderá atingir cerca de 30% em áreas de Goiás e Mato Grosso. As mínimas devem variar entre 14°C, no Distrito Federal, e 24°C, no norte mato-grossense, enquanto as máximas ficarão entre 20°C e 30°C.

Na quarta-feira, os nevoeiros isolados poderão voltar a ocorrer no início do dia, mas o restante do período será marcado por tempo firme e poucas nuvens. A umidade seguirá baixa em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de Goiás. As temperaturas permanecerão estáveis, com mínimas de até 14°C no Distrito Federal e máximas de até 30°C no norte de Mato Grosso.

Na Região Sudeste, a terça-feira será marcada pela formação de nevoeiros durante a madrugada e o início da manhã. A influência da frente fria estacionária provocará pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento no sul de São Paulo. Nas demais áreas paulistas, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no interior do Espírito Santo, o tempo seguirá com sol e variação de nuvens. No litoral capixaba, a circulação marítima favorecerá chuva fraca e isolada. As mínimas devem variar entre 12°C no sudeste mineiro e 22°C no nordeste do Espírito Santo, enquanto as máximas poderão chegar a 32°C no oeste paulista e na divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na quarta-feira, os nevoeiros voltarão a aparecer em pontos isolados da região durante a madrugada. Ao longo do dia, o tempo será de sol entre nuvens em praticamente todos os estados, com exceção das áreas de divisa entre o litoral do Espírito Santo e da Bahia, onde ainda poderá ocorrer chuva fraca e isolada devido à circulação marítima. As temperaturas mínimas oscilarão entre 12°C em Minas Gerais e 22°C no oeste paulista e norte capixaba, enquanto as máximas poderão atingir 32°C no centro-oeste paulista e no litoral fluminense.

Na Região Sul, a terça-feira começará com formação de geada no centro e sul do Rio Grande do Sul, além de nevoeiros nos três estados. A frente fria estacionária favorecerá temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa e possibilidade de granizo em Santa Catarina, no centro-norte gaúcho e no sul do Paraná. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná, a previsão é de variação de nuvens e chuva isolada. As temperaturas mínimas poderão chegar a 0°C no Planalto Sul gaúcho, enquanto as máximas alcançarão 30°C no norte paranaense.

Na quarta-feira, a frente fria continuará atuando sobre a região, mantendo o risco de tempestades com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e chuva intensa em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no sul e sudoeste do Paraná. Nas demais áreas paranaenses, o tempo será de sol entre nuvens. As mínimas ficarão em torno de 4°C na Campanha Gaúcha, e as máximas poderão atingir 32°C no noroeste do Paraná.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7