CI

Parceria dá início ao projeto de fazenda 4.0

Operação rural conectada traz benefícios diretos na operação: redução de falhas decorrentes de erros humanos, aumento de produtividade


A Vivo Empresas – segmento corporativo da Telefonica Brasil – e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) apresentam projeto de “Fazenda Conectada”, na cidade de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. Em uma área de 100 mil m² (10 ha), a Vivo viabilizou, por meio de uma rede 4G aliada a uma solução de estação meteorológica da Ativa Soluções – parte do portfólio do ecossistema digital que a Vivo vem construindo nos últimos anos –, a conectividade de 100% do sistema de irrigação da fazenda da Esalq.

A área já contava com sistema de irrigação, com um pivô central para cultivo de milho, cana-de-açúcar e soja, e um lisímetro (instrumento utilizado na medição da evapotranspiração). A ideia do projeto foi automatizar todo este ecossistema com conectividade e solução baseada em Internet das Coisas: a estação meteorológica faz a coleta de todos indicadores atmosféricos – e em tempo real – da região.

Essas informações são complementares, além de estratégicas, aos dados do lisímetro, que determinam a quantidade de água consumida pela cultura agrícola naquelas condições. “Neste processo, a conectividade da estação meteorológica torna-se essencial. Caso lisímetro indique que a água facilmente disponível no solo esteja no final – isso associado a uma previsão de tempo seco -, automaticamente o pivô central será acionado para liberar exatamente a quantidade de água necessária para aquela cultura” afirma o Head de Marketing e Produtos IoT/Big Data B2B da Vivo, Diego Aguiar.

“O projeto é pioneiro no País por se tratar de um sistema de irrigação 100% conectado, com benefícios diretos na operação, como a redução de falhas decorrentes de erros humanos, o aumento de produtividade – já que o cultivo está sempre em condições ideais de água no solo –, a redução de custos e, ao otimizar o consumo de água e energia, a diminuição de impactos ambientais”, acrescenta Aguiar.

O desenvolvimento da estação meteorológica conectada, também oferecida pelo Vivo, foi feito pela Ativa Soluções, uma das seis startups escolhidas no início do ano para compor o Agro IoT Lab – iniciativa entre Vivo, Raízen, Esalq-USP e Ericsson para fomentar o desenvolvimento de aplicações para o campo com base em Internet das Coisas.

A solução é dedicada à coleta, armazenamento, processamento e transmissão de dados de todos os sensores conectados à estação, podendo medir: chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar, umidade do solo, e pressão atmosférica. Nível e vazão de rios e lagos além de qualidade do ar e água também podem ser medidos por esse tipo de estação. Os agricultores da região terão acesso a todas essas informações em tempo real e em qualquer lugar, viabilizando a tomada de decisão de forma rápida, mitigando riscos e aumentando a produtividade na fazenda em toda a região de Piracicaba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.