CI

Evento sobre manejo varietal de cana acontece em Ribeirão Preto

O 13º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar reunirá os maiores especialistas em manejo varietal do Brasil e debaterá temas de profunda relevância ao setor


A alocação correta de variedades é um fator essencial para o sucesso do plantio de cana-de-açúcar. Qualquer erro durante essa operação poderá custar caro e todo o investimento realizado – que pode chegar a R$ 7,5 mil por hectare – será perdido, pois a cultura não conseguirá expressar plenamente seu potencial produtivo, acarretando reformas extremamente precoces.

Segundo o diretor do Grupo IDEA, Dib Nunes Jr., os institutos de melhoramento genético liberam anualmente variedades modernas e mais produtivas. No entanto, ele afirma que tanto as usinas como os produtores precisam se preocupar em avaliar melhor esses materiais, além de adotar estratégias para explorá-los corretamente.

“As variedades não fazem nada sozinhas. Precisamos colocá-las no local certo, ter manejo de colheita adequado e respeitar certas características varietais. Fazendo isso, é possível alcançar incrementos médios de TCH de até 10% e de ATR em 6kg num curto espaço de tempo.”

Para ajudar o setor nesta empreitada, o Grupo IDEA organiza anualmente o Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar, cujo objetivo é difundir conhecimento e conscientizar os profissionais do setor quanto à importância dos temas ligados às variedades de cana. O evento chega a sua 13º edição em 2019 e será realizado nos dias 16 e 17 de outubro no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP.

O Grupo IDEA preparou uma programação rica em conteúdo. Serão apresentados “cases de sucesso” de grandes grupos sucroenergéticos como Tereos, Atvos, São Martinho e Raízen, que irão comprovar que o uso da gestão estratégica das variedades traz retornos significativos.

Outro tema a ser debatido nesta edição será a “Matriz do Terceiro Eixo”, sistema que vem ganhando cada vez mais espaço no setor e que consiste em colher os canaviais seguindo uma lógica de idade, iniciando a safra com as canas de estágios de corte mais novos e finalizando com canaviais mais velhos.

A utilização de Mudas Pré-Brotadas (MPBs) para aceleração de variedades, doenças foliares e seus impactos na produtividade da cana-de-açúcar, lançamento de variedades geneticamente modificadas e indicações para o uso de maturadores e fungicidas também serão destaques do evento.

O Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar é conhecido como o único evento do Brasil que congrega os maiores institutos de melhoramento genético num só lugar. Ali, terão a oportunidade de apresentar resultados de campo dos clones mais promissores que serão lançados comercialmente no futuro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.