CI

Embrapa, UFSCar e USP realizam evento sobre desafios na busca por soluções para o mercado de leite

Palestras em São Carlos marcam o lançamento da iniciativa Ideas for Milk


Palestras em São Carlos marcam o lançamento da iniciativa Ideas for Milk

Conhecida como capital da tecnologia, São Carlos é uma das oito cidades brasileiras que vão sediar a etapa regional do Ideas for Milk, uma competição voltada a estimular a criação, a aceleração e o investimento em startups que busquem soluções tecnológicas para o mercado lácteo. O lançamento do desafio na cidade acontece nos dias 25 e 26 de agosto, quando serão realizadas palestras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP), ambas correalizadores da iniciativa, que é liderada pela Embrapa e tem o apoio de diversas empresas, aceleradoras e investidores-anjo.

O leite é produzido em 99% das cidades brasileiras por cerca de 1,3 milhões de produtores e transformado em uma centena de derivados lácteos pelas cerca de duas mil indústrias do setor, que expandiu 78% nos últimos cinco anos e faturou R$ 60 bilhões somente em 2015. A dimensão gigantesca desse setor contrasta com a carência de soluções em softwares, aplicativos e hardwares que auxiliem nas atividades produtivas e viabilizem a tomada de decisões mais precisas. Aproximar professores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais do ramo do leite e do mundo da tecnologia é uma das metas do Ideas for Milk, já que essa união poderá criar oportunidades para o desenvolvimento de negócios em conjunto.

As inscrições na competição são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de outubro por meio do site www.ideasformilk.com.br. Podem participar equipes informais e startups já constituídas propondo soluções web, mobile ou em hardware e apresentando inovações em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias. As propostas devem ter foco nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite, como insumos agropecuários, logística de captação e distribuição do leite, indústria de laticínios, mercado e consumidores finais. 

Palestras de lançamento

Com a intenção de explicar como vai funcionar o desafio, mostrar as oportunidades da cadeia do leite e esclarecer as possíveis dúvidas do público, duas palestras acontecem em São Carlos: a primeira será no dia 25, às 14 horas, no auditório Sérgio Mascarenhas, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), no campus da USP; a segunda ocorrerá no dia 26, às 9 horas, no auditório I da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade.

Nos eventos, os participantes serão informados sobre as três etapas que compõem o Ideias for Milk. A primeira fase é local e vai selecionar as cinco melhores ideias inscritas em cada uma das oito cidade-sede: São Carlos, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Lavras, Piracicaba, Porto Alegre e Viçosa. Essas cinco melhores propostas participarão da segunda fase do desafio, as finais locais, em que será definido o ganhador de cada cidade. As oito ideias finalistas participarão da final nacional, em Brasília, no dia 14 de dezembro.

Em todo Brasil, dez universidades participam da iniciativa como correalizadoras e foram selecionadas por se destacarem nas áreas de ciências agrárias e tecnologias da informação e comunicação (TIC). A Embrapa Gado de Leite lidera a iniciativa com três unidades: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Departamento de Tecnologia da Informação.

Mais informações pelo site www.ideasformilk.com.br, pelo email [email protected] ou no Facebook, em www.facebook.com/IdeasforMilk.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.