Projeto com abelhas foca em uso de defensivos

Imagem: Pixabay

MEIO AMBIENTE

Projeto com abelhas foca em uso de defensivos

Movimento Colmeia Viva celebra dia da Abelha e contabiliza ganho na relação entre agricultura e apicultura
Por: -Eliza Maliszewski
203 acessos

O Movimento Colméia Viva, fundado há 6 anos pelos representantes de empresas do setor de defensivos agrícolas para o diálogo entre agricultura e apicultura, deve concluir até o final deste ano a primeira etapa de Plano Nacional de Ações e Boas Práticas, para proteger cultivos e polinizadores.

O documento foca em resultados transferidos pela iniciativa à agricultura e à apicultura. Entre os principais resultados colhidos pelo Colmeia Viva até o momento, os porta-vozes do movimento avaliam que houve redução nos relatos envolvendo mortes de abelhas aos canais de atendimento abertos a agricultores e apicultores.

Ao final deste ano o movimento pretende anunciar seu plano de metas para um novo ciclo de ações que ocorrerá a partir de 2021. “A indústria assume seu papel na construção de uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. Os avanços já produzidos pelo movimento estão ancorados em investimentos na difusão de informações sobre boas práticas, sobretudo o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, o manejo adequado de colmeias e a formalização do pasto apícola. Esse entrelaçamento protege abelhas e mitiga incidentes na fronteira agrícola”, salienta Daniel Espanholeto, médico veterinário, especialista em uso correto e seguro de defensivos agrícolas.
 
“Do início das atividades do Colmeia Viva até hoje, houve avanços significativos na sensibilização de agricultores e apicultores, em torno da importância do uso adequado de defensivos agrícolas. Há agora, também, mais conhecimento adquirido para preservar abelhas, frente à aplicação desses produtos, na comparação ao início desta década. Percebemos que a cada ano temos mais a comemorar no dia da Abelha”, enfatiza Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto e seguro.

20 de maio – Dia da Abelha

Depois de muitas ações integradas com associações de apicultores, cooperativas apícolas, usinas, secretarias estaduais de saúde, empresas e entidades ligadas ao agronegócio, como a Andav, o Colmeia Viva lança nesta quarta-feira, 20, quando se comemora no Brasil o dia da Abelha, uma nova ferramenta de educação à distância (EAD). Trata-se de uma série de vídeos com ênfase nas ações de complementaridade entre agricultura, apicultura e defensivos agrícolas.
 
Conforme os porta-vozes do movimento, o programa EAD Colmeia Viva integrará o rol de ferramentas de suporte e treinamento já disponibilizadas a agricultores e apicultores, como Colmeia Viva APP, Manual de Boas Práticas e Assistência Técnica. “Seguimos à frente de esforços para entrelaçar agricultores e apicultores. Essa relação é a chave para proteger cultivos e abelhas”, ressalta Espanholeto.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink