CI

Agronegócio: cadê o marketing de definição?


Rodrigo Capella

Trabalho com agronegócio desde 2004 e confesso que algo vem me intrigando: a forma como muitas empresas do segmento se definem.

Não me refiro às denominações muito frequentes: “líder”, “uma das principais”, “especializada em” ou ainda “destaque no segmento X”. Se estas designações forem justas e verdadeiras, cabem às companhias usarem ou não, considerando aspectos estratégicos.

O meu questionamento concentra-se na própria atividade desenvolvida pelas indústrias de agronegócio. Muitas definições utilizadas procuram enquadrar estas empresas em segmentos que não refletem necessariamente a atividade que elas desenvolvem.

Outro dia, acessei o site de uma empresa e me causou estranheza quando observei que a mesma se definia como uma indústria do segmento de nutrição animal. O mais estratégico - e mais claro - seria enquadrá-la no setor de armazenagem, uma vez que ela fabrica equipamentos para tal finalidade.

O mesmo também ocorre em outros segmentos. Já acessei sites de fabricantes de ração que se enquadravam como companhias de saúde animal. Pergunto: não seriam de nutrição animal?

Talvez estas indústrias ajam desta forma com o objetivo de ganharem mais visibilidade, de se aproximarem ainda mais dos agropecuaristas. Mas, o fato é que acabam gerando uma grande confusão no mercado e entre os potenciais clientes.

Afinal, estas companhias perdem a essência e deixam de lado um artifício bem interessante: vender na própria definição delas o que elas realmente fazem, propiciando o rápido entendimento.

No atual mercado, com a concorrência ganhando espaço e se apoiando em novas e eficientes tecnologias, atentar-se ao marketing de definição é vital para a sobrevivência de qualquer empresa de agronegócio. Concordam?

(*) Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, agência com ampla experiência em desenvolver ações de marketing e comunicação para empresas de agronegócio. E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.