CI

EMPRESAS FAMILIARES...”CASES x LIÇÕES DE CASA” (IV)


Prof. João Mariano

CASE IV : o pai é viúvo, fez carreira em multinacionais, criou uma empresa pequena em volume, mas de alto faturamento e tem duas filhas, ambas químicas e um filho, formado em ciências contábeis...Uma das filhas, atua na empresa, como química.  A outra está concluindo  o mestrado na USP e pretende atuar como professora.  O filho, atua na administração da empresa. 

O pai, fez carreira  em multinacionais em São Paulo, atuando muitos anos no segmento automotivo e de autopeças e depois se transferiu para o interior do estado,  com as crianças ainda pequenas.   Após algum tempo pesquisando, optou por montar uma empresa que processa borracha in natura, para empresas de látex fabricantes de preservativos.  A filha mais velha, formada em química, atua com ele, controlando os processos, os quais tem uma grande rigidez de especificações e qualidade exigida pelos compradores.   Faz também a regulagem das máquinas,  eletrônicas,  visando manter constante o  padrão do produto fornecido.   Basicamente, é a “alma da empresa”.   O filho, já com mais de 29 anos, passou por um período de displicência muito grande, desligado do negócio e teve ajuda de um  “coach” (orientador profissional), que procurou ajudá-lo a encontrar seu rumo.   Conversando com o pai, ele comentou que a esposa havia  falecido há cerca de 4 anos atrás e  provavelmente a postura do filho tinha algo a ver com o fato.  Quanto a filha mais nova, que faz mestrado em Química na USP, deseja voltar para o interior, por pressão do namorado e atuar na área acadêmica.  O pai, espera que ela venha atuar na empresa.

LIÇÕES DE CASA : 
1.    se a empresa não for grande o suficiente, poderá não ter espaço para todos os filhos.  É preciso pensar bem antes de “forçar filhos a tomar decisões”, que poderão gerar conflitos...

2.    mesmo pequena, a empresa precisa definir sua estrutura de forma profissionalizada, estabelecendo os níveis, as funções necessárias ao seu bom funcionamento....não é preciso fazer nenhum “AJEITOGRAMA” para encaixar membros da família, mesmo que os resultados da empresa sejam muito saudáveis atualmente....

3.    nada impede que as duas irmãs atuem parcialmente juntas, uma estará ligada também à área acadêmica e poderá trazer “know-how”, novos conhecimentos para sua empresa, funcionando como uma “cientista”, uma “técnica”, que traz as novidades que poderão gerar maior produtividade, menor custo operacional. 


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.