CI

Importância da soja na dieta dos humanos


Amélio Dall’Agnol

Mesmo para os mais desligados da realidade, não há como dissociar a produção de soja com a de proteínas animais – carnes, principalmente. Afinal, a razão principal de produzir-se soja é para a obtenção do farelo rico em proteínas e usado na formulação das rações que alimentam os animais domésticos produtores de alimentos proteicos (carnes, lácteos e ovos, principalmente). Embora com menor importância, da soja também se obtém o óleo, que pode ser consumido pelos humanos no cozimento dos alimentos ou utilizado como biocombustível para mover os automóveis.  

O impulso dado à produção de soja nas últimas décadas tem tudo a ver com o aumento da demanda de carnes e outras proteínas animais, como resultado do crescimento da economia mundial que, paralelamente, promoveu o aumento da renda per cápita e, como consequência, o aumento do consumo de proteínas animais em detrimento dos grãos.

Se bem o consumo per cápita de carnes esteja estagnado em cerca de 100 kg/pessoa/ano nos 40 países mais ricos do mundo (cerca de 1 bilhão de pessoas), valor este que extrapola as necessidades alimentares básicas dessa população, por outro lado, outro bilhão de humanos sofre desnutrição porque seu consumo de carnes não alcança 10% desse montante, muito abaixo das necessidades básicas de proteína animal. Outros 5 bilhões de habitantes de países em desenvolvimento consome menos de 1/3 do consumo médio dos ricos, também insuficiente para atender as necessidades de uma dieta saudável.

Embora a expectativa seja de que este enorme contingente de cidadãos sub alimentados aumente seu consumo de proteínas animais, dificilmente eles alcançarão o consumo médio dos ricos, mas, certamente, seu consumo aumentará, dado o aumento generalizado que se espera das economias dos países em desenvolvimento, gerando demanda adicional de milhões de toneladas de soja e sinalizando que o Brasil poderá continuar investindo na produção de mais soja, sem temer a geração de super estoques sem destinação.  

O Brasil é um importante produtor e exportador de carnes, porque também é um importante produtor das matérias primas com as quais as carnes são feitas: soja e milho, principalmente, produtos com os quais o Brasil figura como 1º e 3º produtor mundial, respectivamente, promovendo-o à condição de 1º exportador de carne bovina, 2º de carne de frango e 4º de carne suína (USDA, 2019; Flake e Silva, 2019).

Apesar das críticas - via de regra gratuitas - do desempenho do agronegócio brasileiro quanto à sustentabilidade do sistema produtivo, o Brasil continuará protegendo seus recursos naturais para que não falte comida às gerações que nos sucederem, ao mesmo tempo que continuará crescendo como produtor de alimentos.
    
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.