CI

Mitigar X Transferir


Henrique Tresca

O que esses dois termos têm a ver com a agricultura e seguro rural? Tudo!

Mitigar é a ação de deixar algo mais suave, mais brando, ou seja, é um verbo de redução de intensidade. Muitas vezes este termo é utilizado na literatura formal como um ato para reduzir o impacto de algo em determinada situações. Já no nosso âmbito, o de riscos, quando usamos a expressão "mitigar riscos", estamos nos referindo a atuação na redução dos riscos envolvendo determinada atividade.

Transferir, diferentemente de mitigar, é uma ação que, ao invés de reduzir, muda algo de um lugar para o outro. Isso é feito sem que altere o que está sendo movimentado. Ao "transferir riscos", estamos repassando o risco da forma original, apenas o deslocando para um novo "espaço".

Seguro é uma das principais ferramentas de gestão de riscos em diversos setores. Esse instrumento é responsável pela transferência de riscos e não pela sua mitigação como muito se fala e se escreve. Não reduzimos o risco envolvido em um processo específico quando contratamos seguro. Na realidade, estamos apenas transferindo aquele risco que permanece o mesmo.

Essa comparação é ainda mais fácil de ser identificada na agricultura e podemos citar dois exemplos para ilustrar tais diferenças: Ao comprar um sistema de irrigação, o produtor rural irá reduzir o seu risco de perda de produtividade por conta de seca, pois quando houver falta de chuvas ele acionará sua irrigação. Portanto, ao irrigar sua lavoura, o produtor rural está mitigando o risco de seca para aquela determinada cultura.

No outro exemplo, quando o produtor adquiri um seguro contra seca para sua lavoura ele não reduz o risco da seca, apenas o transfere para uma seguradora que assume esse risco ou parte dele.

Este mecanismo de transferência se demonstra muito eficiente, não apenas na agricultura, como também em diversos outros segmentos onde reduzir o risco pode ser algo inviável.

Henrique Tresca*

*Fundador do Portal Seguro Rural (www.portalsegurorural.com.br).

Atua no ramo de seguro e resseguro para o agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.