CI

Seguro rural 100% digital


Henrique Tresca

 

Acompanhando o desenvolvimento do setor financeiro, o mercado de seguros também está passando por uma transformação tecnológica. Este processo não afeta somente as empresas seguradoras, mas também todos os consumidores destes produtos, agentes intermediários e os corretores. Os seguros 100% digitais não são um sonho do futuro, eles já são uma realidade.

Períodos de crises e incertezas, como os que vivenciamos atualmente com a pandemia e recessão econômica, influenciam diretamente os negócios. Muitas mudanças serão catalisadas pela necessidade de certas situações inevitáveis, como por exemplo, a dificuldade ou impossibilidade de visitar clientes de forma presencial, pelas regras da contingência, ou a realização de pagamentos nos caixas de uma agência bancária.

No mundo dos seguros, a digitalização desempenha um papel fundamental no modelo de negócio que engloba desde uma oportunidade de venda até o momento de regular e pagar um sinistro. Apesar de ser um segmento, tradicionalmente conservador no tocante a mudanças abruptas, já estamos observando que muitas empresas inovaram nos seus produtos e formas de entrega. Com o acesso à internet mais difundido nos diferentes extratos da sociedade, os clientes potenciais de seguros tornaram-se mais próximos deste mercado em ascensão.

Muitas regiões agrícolas já contam com internet e os produtores começaram a utilizar este meio, com muito mais frequência, para buscar informações agronômicas, financeiras e notícias, entre outros temas importantes para sua atividade. Devido a esta democratização da rede, aliado ao desenvolvimento de novas tecnologias, estão surgindo diversas “startups” no agronegócio. O setor agrícola é um dos mais resilientes de um país e tende a adotar cada vez mais diferentes soluções inovadoras.

O seguro rural também será 100% digital e devemos estar preparados para este momento. O aumento da eficiência na gestão, rapidez dos processos, confiabilidade dos dados e redução de custos, serão apenas alguns benefícios de sua utilização. Se os campos estão cada vez mais digitalizados, o seguro rural obrigatoriamente irá acompanhá-los.

Henrique Tresca*

*Fundador do Portal Seguro Rural (www.portalsegurorural.com.br).

Atua no ramo de seguro e resseguro para o agronegócio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.