CI

Todo dia é dia do Agricultor


Frederico Franco

Em julho, celebramos o dia do agricultor. Será que realmente vemos as pessoas darem a importância e gratidão necessária para esse dia?

Todos os dias, muitos de nós se reúnem em torno de mesas cheias de comida com sua família, com alimentos que outras famílias produziram. Esta é uma ótima oportunidade para lembrar de todo o trabalho árduo que agricultores e fazendeiros tem para produzir esse alimento.

Diante disso, surge a reflexão: por que sou grato ao Agricultor?

Estilo de vida — A agricultura brasileira proporciona muitas coisas boas para minha família, isso fora que a pecuária ofereceu uma oportunidade para minha família trabalhar em conjunto diariamente. Ao olhar a sua geladeira com carne, leite, fruta e verduras, em geral, você já imaginou quantas barreiras o agricultor e produtor enfrentou para que esse produto chegasse à sua casa com a melhor qualidade possível?

Economia — O setor que, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, em 2021, respondeu por 27,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira, ou seja, se não fosse o agronegócio o país não conseguiria pagar suas contas e grande parte dos brasileiros não teria mais como sustentar sua família.

Contribuição — Tenho orgulho de saber que tenho a sorte de estar conectado com as pessoas que trabalham ininterruptamente para criar produtos nutritivos, acessíveis, diversificados e eficientes. Tenho a felicidade de saber que posso ir ao comércio e pegar uma caixa de leite, pacote de café e ver alimentos em que tenho orgulho em dizer que conheço quem ajudou a produzir grande parte daquilo que está sendo oferecido.

Não importa qual seja a sua escolha, se você discorda do que está lendo, mas alguém em algum lugar trabalhou duro para que esses produtos que você consome no dia a dia cheguem até você. Em algum lugar abaixo da linha das várias rotas alimentares, desde a origem, um agricultor dedica horas e mais horas de cuidado e consideração ao crescimento e cultivo dessa comida. Sou grato à agricultura e você também deveria ser!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.