CI

Crestamento bacteriano

(Xanthomonas campestris) Culturas Afetadas: Melancia, Melão, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

O crestamento-bacteriano na cultura da alcachofra é causado por

Xanthomonas campestris, o qual parece ser específico da alcachofra, pois não produz sintomas em outras espécies vegetais.

Danos: Os sintomas nas folhas são severos, causam manchas oleosas no ápice e na base das folhas com exudação bacteriana de coloração amarelada, seguida de podridão.

Controle: Para o plantio é indispensável o uso de sementes e mudas sadias e de boa qualidade, assim como máquinas e equipamentos limpos. Deve-se evitar locais solos úmidos e mal drenados. Recomenda-se também realizar aração profunda para o enterrio dos restos culturais infestados. A rotação de cultura com espécies não hospedeiras por um período mínimo de três anos reduz o potencial de inóculo.

O tratamento preventivo de sementes com uso de antibióticos é outra possibilidade de controle, como também a aplicação de fungicidas cúpricos para proteção no campo. Recomenda-se o uso de produtos registrados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.