CI

Feira de agronegócios movimenta comércio de Boa Vista do Ramos/AM

Pelo menos 48 comunidades foram envolvidas no evento que foi adotado pelo município como novo modelo de geração de renda local.


A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), órgão vinculado a Secretaria de Produção Rural (Sepror), promoveu neste fim de semana a primeira Feira de Produtos Regionais no município de Boa Vista do Ramos  (a 271 quilômetros de Manaus) e beneficiou 120 produtores da cidade, gerando um faturamento de R$ 104.680, na cidade.   

Pelo menos 48 comunidades foram envolvidas no evento que foi adotado pelo município como novo modelo de geração de renda local. “Por meio das Feiras Regionais, a ADS está fazendo seu papel de alavancar a economia no interior do Amazonas com o aumento de oportunidades comerciais para os agricultores e a garantia de um alimento saudável à população”, pontuou o presidente da ADS, Lissandro Breval.  

A feira atraiu mais de 800 visitantes e o evento aproximou a comunidade dos produtores. “As Feiras  Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável eliminaram o papel do atravessador aproximando o agricultor do consumidor final. Além de melhorar o faturamento do pequeno produtor, essa mudança garante, também, que ele tenha o retorno cliente sobre suas principais demandas de produtos”, destacou o presidente da ADS.

A primeira Feira de Produtos Regionais no interior do Amazonas foi inaugurada no dia 31 de março, em Rio Preto da Eva (a 81 quilômetros de Manaus). Em apenas 3 edições, a feira comercializou mais de 15 mil produtos. Até outubro deste ano, pelo menos, outras 10 Feiras serão inauguradas no interior do estado com itens que saem direto do produtor ao consumidor.

“As cidades de Itacoatiara, Manacapuru, Benjamin Constant, Tefé, Iranduba, Maués, Lábrea, Carauari, Tapauá e Tonantins também terão suas Feiras inauguradas ainda em 2017. Nosso objetivo é expandir cada vez mais para o interior e assim melhorar a qualidade de vida das comunidades e dos agricultores”, salientou Breval.

Parceria

Cada nova feira implementada recebe da ADS kits com  5 tendas de 10m x 10m, 6 expositores de inox para peixes, 100 mesas de plástico branca, 100 aventais e 100 bonés.  Os recursos para a criação das Feiras no interior Fundo de Promoção Social (FPS). “Nossa parceria com a FPS possibilita essa expansão e poder levar a mesma qualidade e tradição que temos na capital para as cidades do interior”, explicou Lissandro Breval.

Atualmente, funcionam sob a coordenação da ADS, em Manaus, cinco feiras, que operam nos seguintes locais: Feira da Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia (ASA); na Polícia Militar (PM); no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam); na Escola Estadual Júlio Cesar de Morais Passos (Cidade Nova) e no Shopping Sumaúma.

Participam das feiras, hoje, 57 cooperativas, associações e produtores rurais individuais. Em todo o Amazonas, as feiras beneficiam, em média,  2.953 famílias. Entre os produtos oferecidos estão hortifrutigranjeiros, mel, pães, doces, queijos, carnes, peixes, pimentas, entre outros produtos regionais.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.