CI

Embrapa apresenta ao mercado tecnologias na área de produção e conservação de alimentos

Rodadas de Negócios Tecnológicos têm como objetivo apresentar para as empresas inscritas no evento novas soluções tecnológicas


Um conjunto de soluções desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) para as áreas de conservação, embalagem e processamento de alimentos será apresentado ao mercado durante as Rodadas de Negócios Tecnológicos, que acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro de 2018, durante o IV Workshop Nichos para o Setor Agroindustrial, no Sebrae de Fortaleza (CE).

As Rodadas de Negócios Tecnológicos têm como objetivo apresentar para as empresas inscritas no evento novas soluções tecnológicas para o mercado nacional e regional, fomentando oportunidades de novas parcerias e negócios.

As soluções geradas pela Embrapa contemplam o desenvolvimento de revestimentos comestíveis e biodegradáveis para produtos in natura, técnicas de baixo custo para aumentar a qualidade higiênico-sanitária de alimentos, óleos e essências de espécies da biodiversidade brasileira, pouco exploradas e reconhecidas comercialmente, mas que representam oportunidade e renda para os diferentes elos da cadeia produtiva de alimentos.

As tecnologias e os processos a serem apresentados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos no Workshop são:

- Revestimento biodegradável para conservação do coco verde: trata-se de um revestimento comestível, que pode prolongar,para até 40 dias,a vida útil do coco verde (variedade anão-verde). O uso dessa tecnologia mantém as características nutricionais do coco natural e a água dentro dele sem alteração de cor ou sabor. Os estudos foram realizados em parceria com uma aluna de doutorado da Unicamp. A tecnologia é simples e o produtor pode aplicar em sua propriedade.

- Extração do óleo da semente de maracujá: técnica para o aproveitamento dos resíduos gerados a partir do processamento do suco e da polpa de maracujá, levando em consideração que esses resíduos são matérias-primas com alto potencial de agregação de valor na forma de novos produtos.Esse óleo é de interesse de indústrias de cosméticos, alimentos e fitoterápicos. Por requerer certos cuidados para preservação das propriedades, os estudos focaram em processos para a melhoria da qualidade do óleo.

- Aplicação de revestimento comestível e embalagem para conservação do palmito pupunha: através da tecnologia, é possível aumentar a vida útil do palmito de pupunha minimamente processado para comercialização. O revestimento proporciona, ainda, a conservação das características sensoriais do produto. Além disso, foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), uma embalagem de cartão triplex, revestido com filme de polietileno em ambas as faces, que pode triplicar a vida útil do palmito que é de, no máximo, quatro a sete dias.

- Desidratação de pimentas: sistema de secagem para desidratação de pimenta dedo de moça, que possui controle da ventilação e temperatura, visando garantir um produto de qualidade.

- Construção de secador de bandejas para produção em pequena escala de frutas e hortaliças desidratadas: trata-se de um secador elétrico simples, de fácil operação, com capacidade para 30 quilos. O equipamento é de fácil construção e manejo, além de baixo custo.

Atuação da Embrapa em Nichos de Mercado

A atuação em Nichos de Mercado para o setor Agropecuário brasileiro é um dos grandes desafios tanto para a Embrapa quanto para o Sebrae. Atuando em conjunto, essas instituições buscam desenvolver soluções tecnológicas e modelos de negócios para segmentos de mercado diferenciados, com demandas e padrão de consumo específicos. Muitos nichos de mercado agropecuários acompanham grandes tendências globais, que se diferenciam pela qualidade, certificação e rastreabilidade de alimentos, modo de produção e de processamento, sustentabilidade ambiental, entre outras características somadas à diversidade de consumo.

Desde 2014, a Embrapa vem promovendo o workshop de nichos de mercado com rodadas de negócios com o objetivo de apresentar ao setor agropecuário a atuação da Empresa e seus ativos. 
Nesta quarta edição do evento teremos a apresentação de cerca de 50 soluções tecnológicas da Embrapa nas rodadas de negócios nos segmentos de Alimentos, Biológicos, Biotecnologia, Nanotecnologia, Ornamentais e Cactáceas.

O IV Workshop contará também com painéis sobre temas de impacto para o setor agroindustrial, envolvendo palestrantes de expressão nacional e regional no debate sobre tendências de mercado, políticas públicas, potencialidades e gargalos legais e tecnológicos para nichos do setor. A programação  inclui rodadas de negócios tecnológicos, visitas técnicas e apresentação de casos de sucesso de produtos, processos e serviços resultantes de soluções tecnológicas que foram inseridas no mercado.

Serviço

Evento: IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial

Período: 7 e 8 de novembro de 2018

Local: Sebrae de Fortaleza (CE), situado à Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza/CE

Site do evento: https://www.embrapa.br/workshop-nichos-de-mercado-2018
Faça sua inscrição até 5 de novembro: https://www.eventbrite.com.br/e/iv-workshop-nichos-de-mercado-para-o-setor-agroindustrial-tickets-50385834387

Acesso ao Portfólio de ativos para o evento: 
https://www.embrapa.br/documents/10180/37196687/Workshop+Nichos+Portfolio/aba55f84-a032-b114-3325-c4a14f5acc5a

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.