CI

ES: 90 trabalhadores estavam em situação irregular em fazendas de café

Sete tinham menos de 18 anos e foram afastados das atividades


Uma operação especial de fiscalização em fazendas de café do Espírito Santo flagrou 90 trabalhadores, entre eles sete menores de 18 anos, em situação irregular. Eles estavam trabalhando em propriedades rurais dos municípios de Santa Tereza, Linhares, São Roque do Canaã, Pancas e Vila Valério, sem equipamentos de segurança. Também foram identificados problemas nos alojamentos e descontos indevidos nos salários para custear comida e transporte dos operários.

Os sete adolescentes estavam trabalhando a céu aberto, descalços e sem proteção contra acidentes. Um deles, de 16 anos, pesava 40 quilos e manuseava sacos de café de até 80 quilos, o dobro do peso do menino. Como as atividades que eles exerciam são proibidas para menores de 18 anos por se enquadrarem na lista das piores formas de trabalho infantil, a Lista TIP,  foram imediatamente afastados e indenizados pelo rompimento antecipado do contrato e por danos morais.

No total, os proprietários das fazendas fiscalizadas receberam 78 autos de infração. Os valores somaram R$ 15,8 mil em verbas trabalhistas. Os danos morais aos adolescentes custaram R$ 14,6 mil.

A ação foi coordenada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que contou com apoio da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.