CI

MT: cinco municípios lideram ranking de queimadas

Ao todo, Mato Grosso já registrou 76.636 focos de calor


Apenas cinco municípios respondem por mais de um quarto das queimadas registradas em Mato Grosso neste ano, segundo dados do Programa BQD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E todos eles estão na região norte de Mato Grosso, a maior produtora rural do estado. Juntas, as cidades de Feliz Natal, Santa Carmem, Nova Mutum, Nova Ubiratã e União do Sul respondem por 27,4% dos registros captados pelos satélites.

Ao todo, Mato Grosso já registrou 76.636 focos de calor e ocupa a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas de Roraima. Destes, 20.997 estão nestas cinco cidades. Sinop, que já sofreu muito com as fumaças oriundas das madeireiras, reduziu muito as queimadas e responde por 0,9% dos registros em Mato Grosso, com 691 focos.

Feliz Natal é o município que mais registrou queimadas, com 8,9% do total. Ao todo são 6.806 incêndios captados pelos satélites. Na sequência aparecem Santa Carmem com 4.057 focos (5,3%), Nova Mutum com 3.512 registros (4,6%), Nova Ubiratã com 3.481 (4,5%) e União do Sul, com 3.121 incêndios captados (4,1%).

O levantamento é desde 1 de janeiro e engloba o período de chuvas em Mato Grosso. A tendência é que os números cresçam com o avançar da seca no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.