CI

Nova Mutum aumenta exportação em 38%

As vendas foram, majoritariamente, de soja. Em todas as formas, seja em grão, farelo ou óleo, a soja corresponde a 64,3% das vendas externas


Foto: Divulgação

O município de Nova Mutum registrou aumento de 38,7% no valor de exportação do ano passado num comparativo com 2018. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) revelam que, ao todo, foram comercializados U$ 727 milhões em 2019 contra quase U$ 524 milhões em 2018. Apesar da variação positiva, Nova Mutum caiu da 4ª posição no ranking estadual de exportadores para o 8º lugar. Em 2018 as vendas representavam 5% das exportações mato-grossenses e em 2019 a participação caiu para 4,6% do total.

O saldo da balança comercial terminou 2019 superavitário em quase U$ 507 milhões. Isso porque os produtores locais compraram U$ 17 milhões em produtos estrangeiros, a maioria de insumos agrícolas, como adubo, vindos da Rússia, Belarus, Israel e China.

As vendas foram, majoritariamente, de soja. Em todas as formas, seja em grão, farelo ou óleo, a soja corresponde a 64,3% das vendas externas. O milho pegou 24% da fatia da exportação e o algodão chegou a 10%. A diferença, de 1,7%, é preenchida pela venda de carnes.

A China comprou 29% da produção exportada de Nova Mutum. A Tailândia, outro destino asiático, ficou com 17% das compras, seguida do Vietnã com 9,7%, Japão com 9% e Paquistão com 4,5% de participação nas compras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.