CI

RS: Agudo realiza Festa do Moranguinho e da Cuca

Entre os dias 29 e 31 de outubro ocorreu a 23ª Festa do Moranguinho e da Cuca, em Agudo


Foto: Marcel Oliveira

Entre os dias 29 e 31 de outubro ocorreu a 23ª Festa do Moranguinho e da Cuca, em Agudo. O evento tem como objetivo valorizar o morango produzido no município, a cultura local, principalmente a de origem germânica, e a gastronomia da comunidade do município. No final de semana foram vendidos aproximadamente 750 quilos de morango in natura e quase 2 mil cucas.

A festa foi organizada pela Prefeitura Municipal de Agudo e contou com exposições de artesanato rural, panificados, hortaliças, sucos, morango in natura e cucas. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), auxiliou na organização dos agricultores familiares que expuseram seus produtos. A Instituição também foi a promotora do concurso de cucas, que está na sua 8ª edição e acontece uma semana antes da festa porque as vencedoras são comercializadas no evento.

Segundo os organizadores, o convite para participar do concurso é feito só para as agriculturas do município. Nesta edição as vencedoras foram: em primeiro lugar a cuca ninho de morango, da agricultora Débora Lipke Neu; segundo lugar a cuca Marta Rocha, da agricultora Eliane de Oliveira Costa; o terceiro lugar foi para a cuca de morango, da agricultora Elenice Doss; e o quarto lugar ficou para a cuca de abacaxi com chocolate branco, da agricultora Rosane Kullman.

Hoje, Agudo conta com 75 agricultores que produzem morangos e plantam em torno de 4,5 hectares da fruta. Neste ano o município, juntamente com a Emater/RS-Ascar, lançou o Pró-Morango, um programa municipal que visa estimular e incentivar a produção da fruta.

Estavam presentes na festa o prefeito municipal de Agudo, Luiz Henrique Kittel, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Djulia Ziemann, a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Agudo, Cláudia Bernardini, a extensionista social Andriéle Wansing e o deputado estadual Clair Kuhn.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.