Projeto 'Búfalos Selvagens' da Embrapa Rondônia vence categoria em prêmio da 'Superinteressante'
O projeto da Embrapa Rondônia "Búfalos Selvagens da Reserva Biológica do Guaporé (RO)" é vencedor na categoria "Fauna" do "Prêmio Super Ecologia 2003" idealizado pela revista "Superinteressante" da Editora Abril. O resultado foi anunciado em cerimônia em São Paulo nesta segunda-feira, 30, ao autor do projeto, o pesquisador da Embrapa Rondônia Ricardo Gomes de Araújo Pereira, que recebeu a premiação: uma estatueta alusiva ao "Prêmio Super Ecologia 2003". O tema também será pauta para reportagem especial publicada em edição da revista no mês de julho. Dividido em seis categorias - "Água", "Ar", "Solo", "Fauna", "Flora" e "Comunidades" - o prêmio contemplou os melhores projetos desenvolvidos por ONGs, entidades governamentais, comunidades acadêmicas e empresas com foco na conservação e recuperação da natureza.
A comissão julgadora é composta por ambientalistas e pesquisadores brasileiros e disputas definiram os melhores projetos dentro de cada categoria. Os critérios utilizados para a seleção foram: resultados concretos, importância para a sociedade, benefícios para a humanidade e natureza, atendimento às necessidades da população brasileira e de gerações futuras, sustentabilidade econômica, soluções que podem ser adaptadas a outras regiões e comunidades, inovação, entre outros. De acordo com o gestor técnico do projeto "Búfalos Selvagens da Reserva Biológica do Guaporé (RO)", o pesquisador da Embrapa Rondônia João Paulo Guimarães Soares, o título é um dos mais importantes reconhecimentos ao trabalho desenvolvido na Reserva Biológica pela instituição de pesquisa.
A próxima etapa para a execução do projeto será a contagem aérea dos búfalos selvagens, realizada por pesquisadores da Embrapa Rondônia, Embrapa Pantanal e Ibama. "Estamos aguardando apenas a liberação de recursos pelo Ministério do Meio Ambiente", apresenta João Paulo Soares, se referindo ao Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio). A contagem aérea, segundo o pesquisador, é premissa básica para o desenvolvimento do estudo, que tem o principal objetivo de executar um plano de manejo adequado dos animais na reserva. O rebanho, de acordo com pesquisadores, está estimado em mais de cinco mil búfalos em estado selvagem. A Reserva Biológica está localizada na região sudoeste de Rondônia, às margens do rio Guaporé, e abriga - além dos búfalos - espécies ameaçadas de extinção como o veado campeiro e a onça pintada.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
Desde 2001, a Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e o Ibama, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA-Probio), desenvolvem o projeto "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé (RO)", com o objetivo de realizar o diagnóstico dos animais e verificar os efeitos provocados no ecossistema local. Os búfalos foram trazidos para a fazenda Pau d’Óleo, de propriedade do Governo do Estado (nas imediações da reserva), a partir de 1953 pela Secretaria de Agricultura com a finalidade de atender as necessidades de carne, leite e trabalho da população ribeirinha do rio Guaporé. Adaptados às condições locais e em estado selvagem, os búfalos das raças “Carabao” e “Jafarabadi” romperam os limites da propriedade na década de 80 e hoje competem desigualmente com espécies da fauna e flora nativas na reserva.
Integrantes do projeto
O projeto "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé (RO)", desenvolvido pela Embrapa Rondônia em parceria com o Ibama com financiamento do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) tem como integrantes as seguintes entidades e profissionais:
AUTOR DO PROJETO:
Ricardo Gomes de Araújo Pereira (Pesquisador Embrapa Rondônia)
GESTOR TÉCNICO / COORDENADOR:
João Paulo Guimarães Soares (Pesquisador Embrapa Rondônia)
CONSULTORES:
Afrânio José Tavares Bueno (Engenheiro Agrônomo)
Emanuel Fulton Madeira Casara (Gerente de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam)
Eliete de Jesus Barbosa de Lima (Gestora Financeira / Embrapa Rondônia)
EQUIPE DO PROJETO:
Embrapa Rondônia
- Claudio Ramalho Townsend
- Newton de Lucena Costa
- Francisco das Chagas Leônidas
- Ângelo Mansur Mendes
- José Israel Siqueira de Lima
Embrapa Pantanal
- Walfrido Moraes Tomas (pesquisador)
Ibama Costa Marques
- Adriana Alves de Oliveira (engenheira florestal e responsável pela Reserva Biológica do Guaporé)
- João Bosco Ferreira Resende (técnico do Ibama Costa Marques)
Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia: (69) 225-9387; no site da empresa: www.cpafro.embrapa.br ou ainda na home page da revista "Superinteressante": www.super.abril.com.br .