Enquanto no Brasil a produção de leite cresceu 7% entre 1996 e 2000, Rondônia apresenta taxas de crescimento de 33% no mesmo período. A evolução na produção leiteira representa índices otimistas, com 7,41% de incremento anual: são produzidos 442,255 mil litros de leite por ano no Estado. “Esta maior demanda por produtos lácteos, representando maior número de compradores, deixou os produtores de olhos voltados para a situação no Estado”, apresenta o pesquisador da Embrapa
Rondônia na área de Nutrição de Ruminantes, João Paulo Guimarães Soares.
Dados e índices serão debatidos durante o Seminário Internacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pecuária na Amazônia: produtividade com qualidade ambiental, que será realizado no período de 15 a 18 de julho de 2003 no ILES/ULBRA, em Porto Velho (RO). O evento é uma realização da Embrapa Rondônia, IICA/Procitrópicos, com o apoio do Governo de Rondônia (SEAPES, IDARON, Emater, Câmara Setorial do Leite), SEBRAE Rondônia, CREA Rondônia, FIERO, Delegacia Federal de Agricultura, Ceplac.
ÍNDICES POTENCIAIS - “Analisando dados produtivos, realizamos algumas estratificações e verificamos que 84% dos produtores de leite no Estado produzem até 100 litros por dia. Apenas 16% dos produtores se encontram acima dessa faixa”, apresenta João Paulo. “O produtor com menor acesso à tecnologia praticamente mantém a cadeia produtiva”, mostra o pesquisador. A Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, tem o objetivo de
transferir tecnologia à essa parcela de produtores rurais. “Nossa meta é elevar a produção de leite em Rondônia, acompanhando, também os médios e grandes produtores, principais formadores de opinião do segmento”, analisa.
Por meio de painéis, a Embrapa Rondônia irá fornecer subsídios para fomentar a discussão entre diferentes segmentos da cadeia produtiva do leite, aliando produção, indústria, distribuição e políticas públicas. No primeiro dia do evento, um diagnóstico da cadeia do leite será apresentado, estudo que será discutido no dia seguinte, acompanhado de palestras proferidas por especialistas.
Guilherme Ferreira Viana – MG 06566 JP
Assessoria de Comunicação da Embrapa Rondônia