CI

Comissão de Agricultura debate safra de milho no RS


A cultura do milho é o tema da próxima reunião conjunta das comissões de Agricultura e do Mercosul, que acontece hoje, a partir das 10h, na Assembléia Legislativa. Em pauta, o planejamento estratégico para a próxima safra, tendo em vista a perspectiva de falta do produto e os reflexos negativos para os segmentos de aves, suínos e leite.

De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura, Jerônimo Goergen (PP), a instabilidade da oferta do grão preocupa. 'Os produtores fizeram a opção pela soja, cuja relação custo-benefício é mais favorável se comparado ao milho.'

Na reunião da Câmara Setorial do Milho, em 24 de julho na Secretaria da Agricultura do RS, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Paulo Vellinho, apresentou proposta de financiamento especial com ênfase na produção e irrigação da lavoura. O milho é o principal insumo da ração e o principal item do custo de produção da avicultura. A produtividade média da lavoura de milho no Estado também preocupa. O índice é de 3,5 mil quilos por hectare, índice inferior aos 6 mil quilos por hectare do Paraná. Uma das alternativas para aumentar o rendimento e reduzir as despesas seria apostar na produção de milho na várzea.

O programa poderia acrescentar algo em torno de 150 mil hectares à lavoura de milho da Metade Sul do Estado, reduzindo a instabilidade da oferta do grão e dando guarida às agroindústrias de aves, suínos e leite. A reunião conjunta das Comissões de Agricultura e do Mercosul também abordará o estágio atual de distribuição das sementes de milho aos produtores contemplados pelo Programa Troca-Troca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.