O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 19 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a soca: alternativa para aumentar a rentabilidade do arroz irrigado. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A soca é uma alternativa para aumentar a produtividade de arroz irrigado em várzeas tropicais. Além de garantir qualidade de produção, a tecnologia reduz a sazonalidade do uso de máquinas e implementos, propicia maior ocupação de mão-de-obra rural e aumenta a renda líquida dos produtores.
Os resultados da implantação da tecnologia são garantidos. Caso fosse aplicada em apenas 15% da área cultivada com arroz irrigado no Estado do Tocantins, a soca possibilitaria acréscimo de 9 mil toneladas na produção, com melhor relação custo-benefício.
O Dia de Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected].