CI

PREVISÃO DO TEMPO: sexta-feira com fortes pancadas de chuva

A tendência é que até pelo menos domingo (28) não deverão ter mudanças expressivas nas condições de tempo


Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (26/02), o padrão do tempo continua favorável para instabilidades em boa parte do país, devido a fatores que vão desde o forte calor, alta umidade no ar, até as instabilidades nas partes mais altas da atmosfera. Desta forma, são esperadas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes, principalmente, entre no centro-oeste, sudeste e parte do nordeste.

A tendência é que até pelo menos domingo (28) não deverão ter mudanças expressivas nas condições de tempo. A chuva deverá se concentrar principalmente na faixa central do país e parte do interior do Nordeste. Em grande parte do Sul do país (exceto no norte e leste do PR e leste de SC) o tempo deverá ficar mais seco, com pouca condição para chuva.

Região Norte
Na região norte, as pancadas de chuvas são provocadas em sua grande maioria, devido ao forte calor e a grande quantidade de umidade disponível. Esta condição se estende para a maior parte dos estados da região, porém essas chuvas terão uma distribuição irregular e na forma de pancadas. Entretanto, nas áreas próximas à Paragominas até São Félix do Xingu no PA, bem como no estado do TO, a condição do tempo será mais significativa, devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e desta forma há possibilidade de temporais mais fortes nessas áreas. Ao norte do estado do PA e AP, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é quem contribui para a formação das chuvas. 

Região Nordeste
O sistema que está predominando o tempo na região é o VCAN, que atua a uma altitude de cerca de 10 km. Vale ressaltar que este fenômeno provoca chuvas em suas bordas oeste e norte, e empurra o ar seco das partes de cima para baixo. Assim, no estado do MA, PI, CE, RN, oeste de PE e PB, e oeste da BA tem condições para pancadas de chuvas fortes que podem ser acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo. Ao passo que, no leste da BA, AL e SE a massa de ar seco trazida das partes mais altas para a superfície diminui ou até impede a formação de nuvens carregadas, mantendo o tempo mais seco na região.

Região Centro-Oeste
São esperadas instabilidades em todas as áreas da região. Isso devido ao grande fluxo de umidade da região amazônica associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), passando por cima dos estados ao norte, e regiões de baixa pressão sobre o estado do MS e sul do GO. No MT, essas chuvas serão mais na forma de pancadas isoladas, contudo, poderão ser pontualmente fortes. Já no estado do GO, DF e principalmente ao norte do MS as chuvas podem ser mais generalizadas e acompanhadas de raios e vendavais. 

Região Sudeste
A frente fria, mesmo que posicionada no oceano, ainda provoca influência sobre a atmosfera nos estados da região sudeste, além disso, a presença de uma região de baixa pressão no litoral e a ZCAS também contribuem para a formação dessas instabilidades. Desse modo, em todos os estados há condições para pancadas de chuvas, no entanto, no litoral e faixa norte de SP, e sul de MG estes temporais podem ser mais significativos, provocando acumulados expressivos e com potencial para eventual queda de granizo. Ao passo que, na área que compreende a grande região de Salinas ao Vale do Rio Doce em MG e no estado do ES, as condições para chuvas são menores. 
 
Região Sul
Ainda sob a influência da massa de ar seco, associada a alta pressão remanescente da passagem da frente fria, grande parte da região sul terá uma condição de tempo mais estável. Sendo assim, em todo o estado gaúcho, oeste de SC, e faixa oeste do PR o tempo tem poucas condições para chuvas. Aliás, no estado do RS, a condição é de céu claro em boa parte do estado. Mas, devido a atuação de uma região de baixa pressão próxima ao litoral norte do PR e também sob a influência da umidade marítima, nas grandes regiões de Joinville e Blumenau em SC e na região metropolitana de Curitiba no PR o tempo segue instável e chuvoso. 

Confira como ficam as chuvas para hoje. 


Temperatura Máxima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.