CI

“Nossa cidade” e o campo


Aroldo Gallon Linhares
De uns tempos para cá, virou moda. Fala-se apenas em “nossa cidade”. E o campo, onde fica?

Está certo que os votos hoje em dia estão concentrados na cidade. Está certo, também, que a maioria de nossos aglomerados urbanos cresceu e sofisticou-se, e jovens que neles foram criados não têm muita noção do que acontece na área rural.

Aliás, já dizia o emérito Dr. Norman Borlaug, ganhador de um prêmio Nobel da Paz, e isso já faz algum tempo, que tem gente que acha que o alimento origina-se das prateleiras dos supermercados.

Pelo que consta, oficialmente a divisão política e administrativa do país ainda reconhece a existência de municípios e de distritos na zona rural, situando a cidade apenas como o local que abriga a Prefeitura Municipal.

Infelizmente, por incúria dos administradores, muitos municípios encolheram com a perda de distritos e respectivas áreas rurais. Com isso, perderam, também, importantes espaços geográficos.

Assim, não é à toa que muitas cidades não dispõem hoje de área própria para processar o lixo urbano e até mesmo para captar água para consumo da população. Faltou visão de necessidades futuras.

No geral, as administrações municipais preocupam-se muito com o centro da cidade, pouco com a periferia e, muito menos ainda, com a área rural. Cansados do abandono a que eram relegados, os distritos com número suficiente de eleitores buscaram suas emancipações.

Dessa forma, recursos financeiros que poderiam ser investidos em desenvolvimento, a começar pelo educacional, hoje sustentam apenas cargos públicos e seus derivados. Mais um item a ser acrescentado ao custo Brasil.

Enquanto isso, o campo continua esvaziando-se em termos populacionais e, cada vez mais, ignorado pelos políticos imediatistas. Estradas ruins e número de votos escassos não atraem ninguém.

Nada contra a “nossa cidade”, até porque o autor mora em uma delas, mas inegavelmente o descaso com o meio rural é, também, uma das grandes injustiças em nossa sociedade. Aonde isso nos levará?

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.