CI

A força do Cooperativismo no Brasil


Frederico Franco

O cooperativismo no Brasil é de importância fundamental para a economia e ocupa posição de destaque na geração de emprego, renda e também cumprindo o papel social na comunidade na qual esta localizada.

As Cooperativas seguem princípios, que segundo SANTOS apud BIRCHALL (2002, p.34), são facilmente identificados, conforme descritos abaixo:
-Vínculo aberto e voluntário (as cooperativas estão sempre abertas a novos membros); 
-Controle democrático por parte dos membros (as decisões fundamentais são tomadas pelos cooperados, independentemente das contribuições de capital feitas por cada membro ou sua função na cooperativa); 
-Participação econômica dos membros (tanto como proprietários solidários da cooperativa, quanto como participantes eventuais nas decisões sobre a distribuição de proveitos); 
-Autonomia e independência em relação ao Estado e a outras organizações; 
-Compromisso com a educação dos membros da cooperativa (para lhes facultar uma participação efetiva); 
-Cooperação entre cooperativas através de organizações locais, nacionais e mundiais; 
-Contribuição para o desenvolvimento da comunidade em que está localizada a cooperativa.

Segundo dados da COTRIJAL(2018) , já são mais de 46 milhões de brasileiros são beneficiados pela forma cooperativista de se trabalhar, e no mundo a principal fonte de renda de mais de 1 bilhão de pessoas. Só para se ter uma ideia da dimensão, segundo dados de 2017 , se somada as 300 maiores cooperativas do mundo, elas estariam no patamar de  a 6ª maior economia do mundo, com um PIB de US$ 2,53 bilhões.

O cooperativismo abrange 13 ramos, sendo eles: agropecuário; crédito; consumo; educacional; especial; habitacional; infraestrutura; mineral; produção; saúde; trabalho; transporte; e turismo e lazer, gerando mais de 372 mil empregos no Brasil. Sendo que mais de 38% dos brasileiros possuem assistência médica e/ou são atendidos por cooperativas de saúde, destaque também para as cooperativas de táxi, que transportam cerca de 2 bilhões de passageiros por ano.

São números que, revelam a importância do cooperativismo e o seu potencial de maior crescimento na economia brasileira e mundial, especialmente no agronegócio, que em torno de 48% de toda a produção agrícola brasileira passa de alguma maneira por uma cooperativa, em sua grande maioria formada por mini e pequenos produtores rurais.

Naturalmente, em uma economia que passa por dificuldades, encontramos cooperativas que encerraram suas operações ou que foram adquiridas por outras cooperativas, no entanto, não espelham a realidade do cooperativismo, que tem contribuído, e muito, no suporte e manutenção do sistema produtivo do país.

Sabemos que o momento político e econômico atual brasileiro é delicado, e que necessitam de mudanças rápidas, pois atinge não só o cooperativismo, mas a todos os segmentos e setores da economia. Entretanto, com dedicação, trabalho, responsabilidade e união, que são premissas do cooperativismo, no Brasil as Cooperativas crescem e auxiliam no desenvolvimento e crescimento econômico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.